Consumo de frutas aumentam por conta do calor


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  Nozes

As nozes são boas fontes de lipídeos e proteínas e apresentam uma ótima relação entre ácidos graxos poli-insaturados ômega 6 e ômega 3, o que é bastante favorável à redução do risco de doenças cardiovasculares. As proteínas das nozes apresentam perfil de aminoácidos que atende grande parte das necessidades do organismo humano, contendo teores mais elevados de aminoácidos sulfurados que as leguminosas. Estes aminoácidos são essenciais ao crescimento e regeneração dos tecidos. As nozes também são boas fontes de fitoesteróis, de minerais, sobretudo cálcio, ferro, zinco, selênio e potássio; de tocoferóis (vitamina E), e de fibras alimentares.

O consumo adequado de nozes pode diminuir o colesterol ruim (LDL) e ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas. O excesso de consumo de nozes pode elevar o ganho de peso (o ideal é ingerir cerca de 3 a 7 nozes por dia), devido a sua grande quantidade de calorias. Pode ser misturada com frutas, batidas com leite ou picadas na salada, sobre massas, risotos e molhos.

Como escolher

Ao comprar nozes com casca, escolha as que estiverem intactas e sem manchas e prefira sempre as mais pesadas que indicam nozes mais suculentas. Se as quiser já descascadas, prefira compra-las numa loja que garanta uma boa rotatividade do produto e escolha as que estiverem intactas, sem manchas ou sinais de humidade.

As nozes duram cerca de um ano com casca e alguns meses descascadas se estiverem guardadas em local seco, fresco e ao abrigo da luz.

 

 

RECEITA

BOLO DE AVEIA COM NOZES

Ingredientes:

§  1 xícara de chá de aveia em flocos finos;

§  5 colheres de sopa de açúcar mascavado;

§  1 xícara de chá de nozes picadas;

§  3 gemas;

§  1 maçã ralada;

§  3 colheres de sopa de passas de uva;

§  1 colher de chá de canela em pó;

§  1 colher de chá de fermento em pó;

§  6 claras batidas em neve.

 

Preparo

Espalhe a aveia num tabuleiro, com metade do açúcar mascavado. Leve ao forno (pré-aquecido a 160º), deixando tostar ligeiramente, cerca de 10 a 15 minutos. Bata as gemas com o restante açúcar, até obter um creme castanho-claro. Junte ao creme de ovos a aveia, as nozes, a maçã, as passas e a canela. Misture bem. Acrescente o fermento e as claras em neve. Leve ao forno (a 180º), cerca de 40 minutos.

 

 

Adriana R Oliveira

Nutricionista

CRN-3 40591

 

Autor:


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