Consumo de frutas aumentam por conta do calor


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  Abóbora
Versátil,saborosa, nutritiva e em plena safra


De alto valor nutritivo, a ab√≥bora √© uma hortali√ßa muito vers√°rtil. Pode ser utilizada tanto no preparo de pratos salgados, quanto doces, p√£es, pudins, bolos, al√©m de menus quentes  - como sopas, ensopados e pur√™s - e frios como saladas. At√© suas sementes podem ser aproveitadas como aperitivo, sendo muito rica em nutrientes, especialmente ferro. Basta lavar e secar as sementes  em um papel absorvente, temperar com sal e levar ao forno quente por cerca de 40 minutos, mexendo de vez em quando. Origin√°ria da Am√©rica, a ab√≥bora era parte da base da alimenta√ß√£o das civiliza√ß√£o Asteca, Inca e Maia. Pertence √† fam√≠lia Cucurbit√°cea, a mesma da melancia, do mel√£o, do chuchu e do pepino.

 

Cont√©m grande quantidade de vitamina A, um micronutriente que desempenha papel essencial na vis√£o, no crescimento, no desenvolvimento dos ossos, na manuten√ß√£o de tecido epitelial (pele) e no processo imunol√≥gico (resist√™ncia do organismo). Devido ao alto teor desta vitamina funciona como um antioxidante que combate os radicais livres, respons√°veis por acelerar o envelhecimento e associados a v√°rias doen√ßas.

 

A ab√≥bora possui niacina, conhecida como vitamina B3 ou acido nicot√≠nico, respons√°vel por remover subst√Ęncias toxicas do corpo. Em sua composi√ß√£o tamb√©m h√° c√°lcio e ferro. De f√°cil digest√£o e pouco cal√≥rica, √© indicada para pessoas de todas as idades.Cada 100 gr do legume fornece apenas 40 calorias. O momento √© bom para aproveitar, usar e abusar das receitas com ab√≥bora, pois ela est√° em plena safra, que vai de janeiro a agosto.

 

Existem muitas variedades de ab√≥boras. As mais conhecidas s√£o a comum ou seca (formato peco√ßo, bem grande), a paulista (fomato pesco√ßo, pequena), a kaboti√° (redonda, verde escuram tamb√©m chamada de ab√≥bora japonesa) e a moranga (redonda, cor laranja).



Receita

 

Arroz caipira


Ingredientes

 

abóbora picada em pedaços (1 e 1/2 xícara de chá)
casca de batata doce picada (2 xícaras de chá)
óleo (2 colheres de sopa)
cebola picada (2 colheres de sopa)
alho picado (1 dente)
couve manteiga picada (2 xícaras de chá)
tomate picado (3/4 xícara de chá)
arroz cozido (4 xícaras de chá)

sal a gosto

 

Modo de preparo


Cozinhe a abobora at√© ficar "al dente" em √°gua, escorra a √°gua e reserve. Ferva as cascas de batata doce em √°gua (pouco tempo), escorra a √°gua e reserve. Em uma panela, aque√ßa o √≥leo, doure a cebola e o alho. Depois acrescente a couve, a ab√≥bora cozida, as cascas fervidas, o tomate e o sal e deixe refogar, mexendo de vez em quando. Junte o arroz cozido, misture bem e sirva quente.

 

Autor: Ana Paula Coelho Oswaldo, nutricionista


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