Consumo de frutas aumentam por conta do calor


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  ENDÍVIA: PROPRIEDADES, BENEFÍCIOS E COMO USAR NA COZINHA

Derivadas das chicórias, esta é uma hortaliça de folhas levemente amargas e crocantes, bastante versátil na culinária e que tem ação depurativa no nosso organismo.

Esta é uma verdura pouco calórica, cada 100g de endívia belga tem somente 15 calorias, rica em vitamina A, C e as do grupo B, minerais como potássio, cálcio e ferro, e elevado teor de ácido fólico.

De acordo com informações de California Vegetable Specialities (EUA), a endívia absorve o colesterol na corrente sanguínea e remove toxinas do sistema digestivo. Para a APRIFEL (Agence Fruits et Legumes Frais), agência de pesquisas e informações sobre frutas e legumes da França, a endívia age como antioxidante, eliminando os radicais livres, e contém selênio, que retarda as células do envelhecimento precoce.

Na cozinha, a endívia pode entrar em diversas receitas, pois tem capacidade de absorver os sabores dos alimentos que se cozinham junto com ela, pode ser consumido cru, em vinagretes, refogados, grelhados, recheada, gratinada, assada ou em saladas combinadas com maçã fresca e frutas cítricas. Também vai muito bem em sopas e tortas.

Dicas:

        Muita atenção na hora da compra: a endívia tem que ser fresca, limpa e rígida, sem machucados e a cor clara.

        O talo é a parte mais amarga da endívia. Retire-o para suavizar seu sabor.

        Guarde em ambiente escuro e refrigerado para manter a qualidade da endívia.

        Para manter as folhas claras em pratos quentes, adicione alguns pingos de limão.

        Para que não percam os minerais, não as deixe em água por muito tempo.

        Consumo por pessoa: de 250 a 300g em pratos quentes e 150g em pratos frios é o suficiente.

Receita: Salada de endívias, agriões e maçã com molho de iogurte

Ingredientes: 1 limão (sumo), 2 iogurtes gregos naturais, 1 colheres de sopa de mostarda, 1 colheres de sobremesa de mel, 2 colheres de sopa de cebolinha picada, sal e pimenta a gosto, 3 endívias, 1 embalagem de agriões, 3 maçãs

Modo de Preparo: corte a maçã em quartos e em seguida em fatias não muito finas. Regue com o sumo de limão e reserve. Arranje as endívias e forre a base de um prato grande com as folhas. Por cima, coloque os agriões e a maçã, espalhando-a pelo prato. Numa tigela junte o iogurte, a mostarda e o mel. Tempere com um pouco de sal e pimenta e misture. Regue a salada com o molho e polvilhe com a cebolinha. Sirva de imediato.

 

Autor: Nutricionista Luciana Martinuzzo CRN 6119


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