Programa Brasil Caminhoneiro visita a Ceasa Campinas


Últimos Vídeos

22/08/2017
PREGÃO PRESENCIAL N.º 010/2017

11/08/2017
CREDENCIAMENTO N.º 001/2017

09/08/2017
CONCORRÊNCIA PÚBLICA N.º 002/2017

ver todas as licitações em andamento.
 
  Cebola

 A cebola (Allium cepa) é uma hortaliça essencial para realçar o sabor de um prato, podendo ser consumida crua, cozida, grelhada, assada, frita ou refogada. Como consequência, pode ser utilizada num vasto número de receitas, como molhos, sopas, refogados, assados, conservas etc.

Tendo como componentes ativos os sulfetos alílicos, a cebola contribui para a redução do risco de câncer gástrico e auxilia em processos do sistema imunológico. Também é uma boa fonte de minerais, como fósforo, cálcio e magnésio. Além disso, possui os compostos fenólicos (antocianinas e flavonols) que são potentes antioxidantes e as frutanas que quando fermentadas pela microbiota intestinal, contribuem para manter a saúde do intestino. Podemos citar também os compostos organosulfurados que são responsáveis pelas características antimicrobiana, anti-inflamatória, anti-cancerígena. Quando consumida exageradamente, pode aumentar a formação de gases e desconforto intestinal, principalmente se consumida crua.

Para evitar irritação nos olhos quando se corta uma cebola, coloque a cebola na geladeira por uns 10 minutos, ou ainda, molhe-a em água fervente.

No momento da compra escolha os bulbos firmes, com casca seca e pescoço seco e cicatrizado. Evite os que estiverem com áreas amolecidas, ou com brotos e feridas. Pode-se conservar o produto por 3 a 5 semanas, sem necessidade de refrigeração. Mantenha os bulbos em local seco, fresco, escuro e bem ventilado. Quando picada ou ralada, deve ser mantida em geladeira, envolvida por filme plástico ou em vasilha de plástico tampada, por até um dia.

 

Receita: CEBOLA RECHEADA

Ingredientes: 4 Cebolas Grandes, 350 g de carne moída, 1 dente de alho picado, 1 pimentão verde, 1 amarelo picado, 100 g de iogurte natural, 1 colher (sopa) de salsinha, 1 colher (sopa) de azeite de oliva, queijo parmesão ralado, sal e pimenta-do-reino a gosto.

 

Preparo: Ferver numa panela com água e sal. Colocar as cebolas descascadas na panela e cozinhar por 20 minutos. Escorrer a água e deixar as cebolas esfriarem. Retirar o miolo das cebolas, sem furar a parte de baixo. Picar o miolo das cebolas e refogar com azeite de oliva e alho até dourar. Acrescentar a carne moída e refogar por 10 minutos. Juntar o restante dos ingredientes. Temperar com o sal e a pimenta-do-reino a gosto. Rechear as cebolas com a carne moída e acomodar em forma untada com de azeite de oliva. Polvilhar o queijo por cima e levar ao forno pré-aquecido a 160ºC por 20 minutos. Servir em seguida.

 

Bibliografia: http://prazeresdamesa.uol.com.br/lagrimas-com-sabor/ (Acesso em 16/03/2017)

https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/58951/1/alimentos-funcionais-ReciclandoIdeias10.pdf (Acesso em 16/03/2017)

https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/940923/cultivares-de-cebola-e-alho-para-processamento (Acesso em 16/03/2017)

 

Autor: Alice Lívia de Campos - Técnica em Nutrição (CRN/t 114438/P)


+ Dicas

 

Desenvolvido por: CiaPixel Agência Digital