ONG DISTRIBUI ALIMENTOS PARA POPULAÇÃO CARENTE DE CAMPINAS


Últimos Vídeos

03/10/2017
PREGÃO PRESENCIAL N.º 010/2017

25/09/2017
PREGÃO PRESENCIAL Nº 005/2015

25/09/2017
PREGÃO PRESENCIAL N.º 015/2017

ver todas as licitações em andamento.
 
  NOZES

A planta que produz a noz designada nogueira é originária da Índia, Pérsia e oeste europeu. Crescem na forma selvagem ainda hoje na China e no Himalaia. Para ser cultivada, necessita de inverno frio para frutificar, por isso é pouco produzida no Brasil, apenas com pequenos pomares no Rio Grande do Sul.

As nozes pertencem a um grupo de frutas secas, espessas e vezes contêm espinhos que recobrem sua semente. As mais conhecidas são: amêndoa, pecã, castanha-do-pará, castanha-de-caju, pistache, avelã, macadâmia e noz.

                Estão presentes na composição desse alimento, quantidades elevadas de lipídeos e proteínas de alto valor nutricional, além de serem fontes de outros nutrientes como vitamina E e selênio. Seu consumo está associado com a redução do risco de doenças do coração e de alguns tipos de câncer.

É popularmente conhecida como nozes de natal devido à procura mais elevada nessa época do ano, mas podem ser incluídas ao dia a dia misturadas com frutas, massas, saladas, molhos e sobremesas.

Para evitar a perda de nutrientes, é interessante retirar as nozes dos saquinhos e colocar em um recipiente limpo e seco, preferencialmente de vidro ou aço inoxidável com fechamento hermético ou de rosca sob-refrigeração.

 

 

Receita

PÃO DE NOZES COM CANELA

Ingredientes


·         3 xícaras de chá de farinha de trigo                           

·         2 colheres de sopa de açúcar

·         1 colher de sobremesa de sal

·         2 colheres de sopa de manteiga

·         1 ovo

·         1 colher de sobremesa de fermento em pó

·         120 ml de leite

·         180 ml de água

·         120g de nozes

·         Canela a gosto


Modo de preparo

1) Em uma tigela, misture a farinha, açúcar, sal, fermento e canela. Em seguida, adicione de uma só vez, o ovo, leite, manteiga e água, obtendo uma massa úmida, mas não pegajosa.

2) Amassar durante uns 10 minutos e caso necessário, adicionar um pouco mais de farinha para a massa não grudar. Adicionar as nozes nos minutos finais e deixar que a massa duplique seu tamanho.

3) Moldar a massa conforme o desejado, colocar em uma forma e deixar duplicar de tamanho novamente.

4) Assar em forno pré-aquecido a 180°C durante 30 minutos.

 

Referências

FREITAS, J.; NAVES, M.M. Composição química de nozes e sementes comestíveis e sua relação com a nutrição e saúde. Rev. Nutr., Campinas, 23(2):269-279, mar./abr., 2010.

Noz-da-pérsia. Almanaque do campo. Disponível em: <http://www.almanaquedocampo.com.br/verbete/exibir/296>. Acesso em: 12 nov. 2017.

 

Autor: Patrícia Maria Negro da Silva CRN23869; /Jeniffer da Silva Pereira e Júlia Martoni Ramos estagiarias de nutrição da Unicamp;


+ Dicas

 

Desenvolvido por: CiaPixel Agência Digital