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  Couve-flor

A couve-flor (Brassica oleracea var. botrytis) é uma hortaliça do tipo inflorescência (conjunto de flores) que possui textura delicada exigindo cuidado e atenção na preparação. É originária da região do Mediterrâneo, mas seu cultivo é fácil, pois adapta-se bem a qualquer tipo de solo, com pequenas correções. Ela contém grandes quantidades de vitamina C e fibras. Também é fonte significativa de vitamina B6 (piridoxina) e manganês, além de ser pouco calórica, oferecendo cerca de 23kcal em 100g de alimento. A parte mais comumente consumida são os floretes da couve-flor, no entanto, o caule e as folhas também são comestíveis e são geralmente adicionados em caldos e sopas. É uma hortaliça versátil que pode ser consumida crua, cozida (de preferência no vapor) ou de outras formas: frita, empanada, assada e gratinada. Uma dica na hora de preparar é adicionar um pouco de leite à água do cozimento ou fazer o processo de branqueamento, que vai ajudar a manter a cor, sabor e textura. Para fazer o branqueamento basta ferver a couve-flor em pouca água por três minutos. Remover da panela e colocar na água com gelo para dar um choque térmico. A couve-flor deve estar parcialmente cozida, mas ainda firme. Segue uma sugestão de receita para uso desta hortaliça tão nutritiva.

Arroz de couve flor com frango e gergelim

Ingredientes:

1 peito de frango cortado em cubos

2 xícaras de ervilhas e cenouras

2 colheres de sopa de molho shoyu

2 colheres de chá de pimenta do reino

1 receita de arroz de couve flor (1 cabeça de couve flor)

Gergelim

Modo de preparo:

Pegue a cabeça de couve flor, retire as flores e corte a couve-flor em flores menores. Coloque as flores em um processador e bata até chegar a uma textura de arroz (não processar demais). Separe e drene o excesso de água com papel-toalha. Coloque o frango em uma panela grande em fogo médio/alto e deixe cozinhar até que nenhuma parte rosada apareça. Adicione as ervilhas, cenoura, shoyu e pimenta do reino. Mexa até que a maior parte do líquido tenha sido reduzida, depois adicione o arroz de couve-flor. Cozinhe por cerca de 3-4 minutos até que os vegetais e o frango tenham incorporado igualmente no arroz. Por último misture o gergelim. Serve de 3 a 4 pessoas.

 

Referências:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Couve-flor

https://www.infoescola.com/plantas/couve-flor/

https://www.vix.com/pt/dicas-gastronomicas/540810/truque-de-cozimento-para-deixar-a couve-flor-bem-branquinha-aprenda-a-fazer

http://www.nepa.unicamp.br/taco/tabela.php?ativo=tabela

https://www.buzzfeed.com/alvinzhou/arroz-de-couve-flor?utm_term=.dxY9LVNj0#.tcKBYVgEa

 

Autor: Nayara Sampaio, nutricionista CEASA - CRN 41993


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