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  Alho

O alho (Allium sativum) é um vegetal que pertence à família Lilácea, sendo encontrado na forma de raiz, cujo bulbo é fortemente aromático. É um alimento utilizado e comercializado desde a antiguidade em todo o mundo. No Brasil o alho foi trazido pelos portugueses. É a quarta hortaliça em importância econômica no Brasil e uma das mais importantes socialmente, por ser cultivada, predominantemente, por pequenos produtores.

O alho é uma especiaria extremamente atrativa para ser incluída no cardápio diário não somente pelo seu aroma e sabor, mas também por seus benefícios à saúde.

Há muito tempo, o alho tem sido utilizado como medicamento: no Egito era usado para remediar a diarréia e, na Grécia antiga, era empregado como medicamento no tratamento de patologias pulmonares. Pesquisas recentes identificaram que o alho possui diversas propriedades farmacológicas dentre as quais se destacam as antimicrobianas, antineoplásicas, terapêuticas contra doenças cardiovasculares, imunoestimulatórias e hipoglicemiante (QUINTAES, 2006).

Os nutrientes que mais se destacam na composição do alho são os altos teores de zinco e selênio, ambos metais antioxidantes, com importante atuação no sistema imunológico. O alimento contém quercetina (flavonóide), uma substância funcional que contém propriedades anti-inflamatória, anticarcinogênica, anti-viral, anti-histamínicas (antialérgicas) e cardiovascular.

Vale lembrar que, mesmo com todas as propriedades benéficas, o alimento por si só não contribui para prevenção de doenças, ou seja, todos os benefícios são aliados a uma alimentação variada e práticas de hábitos saudáveis (praticar exercícios físicos, não fumar e não ingerir álcool com frequência).

 

Receita

Molho de alho com batata


3 batatas pequenas

1 cabeça de alho

1 1/2 colher (chá) de sal

1/3 xícara de suco de limão

1/2 xícara de óleo

 

Modo de preparo

1.    Cozinhe a batata em água com pouco sal até ficar macia. Escorra, transfira para uma tigela e amasse até virar um purê. Deixe esfriar.

2.    Coloque o alho, sal e suco de limão no liquidificador. Coloque óleo o suficiente para cobrir ligeiramente os dentes de alho. Bata enquanto vai despejando o resto do óleo em fio.

3.    Adicione o purê de batata, 2-3 colheres de cada vez, enquanto bate. Continue adicionando o purê até incorporar tudo. Transfira o molho para uma tigela e deixe pelo menos 1 hora na geladeira.

 

Rendimento: 10 porções  

Tempo de preparo: 1hr e 25 min aproximadamente

 

Referências

FERRARI, C. K. B., TORRES, E. A. F. S. Alimentos Funcionais: Quando a Boa Nutrição Melhora a Nossa Saúde. Revista Portuguesa de Saúde Pública. V. 20. 2002.

QUINTAES, K. D. Saiba mais sobre o alho. FEA/UNICAMP. 2006.

Site: http://www.saudenarede.com.br/?id=Saiba_mais_sobre_o_Alho&p Acessado em: 26/04/18.

 http://allrecipes.com.br/receita/13862/molho-de-alho-com-batata.aspx

 

Autor: Nutricionista - Patrícia Gonçalves da Silva Alves, CRN - 37148


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