Corrida Ceasa (Sunset Run)


Últimos Vídeos

18/06/2018
CONCORRÊNCIA PÚBLICA Nº 002/2018

25/05/2018
PREGÃO PRESENCIAL Nº 010/2018

17/05/2018
PREGÃO PRESENCIAL Nº 008/2018

ver todas as licitações em andamento.
 
  Unha-de-gato

A conhecida unha-de-gato é uma espécie de trepadeira. Sabe aqueles muros das casas que ficam repletos de folhas verdes? Tal espécie é responsável por isso. As trepadeiras crescem e vão se agarrando aos muros devagar. Por isso, esta espécie e muitas outras, recebem nomes peculiares como a própria unha-de-gato, já que suas folhas são finas, lembrando verdadeiras unhas mesmo. Neste artigo, você vai saber como cultivar, plantar e as características botânicas da trepadeira unha-de-gato.

 

Originária da China

As trepadeiras, como já foi dito, possuem folhas muito singelas e muitas das vezes pequenas. As flores da unha-de-gato por exemplo, são quase imperceptíveis e muitas vezes esbranquiçadas: “uma planta arbustiva trepadeira de folhas verdes em ramos com raízes adventícias que se prendem a muros e paredes. Não há como medir sua dimensão, pois é muito ramificada.” dizem os especialistas.

Cultivo

Esta espécie é própria para muros e as chamadas paredes vegetadas, recobrindo todo o espaço sobre as mesmas. Quando os ramos da planta ainda são jovens, precisam de um suporte para se desenvolverem, possuindo raízes adventícias. Já os ramos mais velhos se tornam totalmente lenhosos com o tempo. Com isso, eles precisaram ser controlados por podas pelos seguintes motivos: “soltam-se das paredes e formam um grande volume vertical.” Com as podas, os ramos se tornam jovens novamente e um novo ciclo de crescimento se inicia. Lembrando que tal espécie sofre um crescimento bastante acelerado e as podas devem ser feitas em curtos espaços de tempo.

A unha-de-gato aprecia muito a luz do sol, mas também pode ser cultivada em muros à meia sombra. No que diz respeito ao plantio da espécie, profissionais explicam: ”O plantio é feito trabalhando o solo junto ao muro, cerca de 30cm de profundidade e de largura".
Destorroar, adicionar adubo animal curtido, cerca de 200 gramas por cova e composto orgânico, misturando bem. Estas deverão ser plantadas com espaçamento de 15cm em linha, bem junto ao muro de modo que a planta encontre seu suporte quando iniciar seu crescimento. Regar bem durante pelo menos uma semana e depois espaçar”.

Uma vantagem sobre o plantio da unha-de-gato é que ela não necessita de adubação frequente para se desenvolver, o que gera um trabalho a menos. Mesmo assim, durante a primavera, quando a trepadeira deverá receber podas severas, é bom sempre adubar, misturando com o composto orgânico.

Uso Decorativo

Os espaços sustentáveis vêm buscando muito pela trepadeira unha-de-gato para paisagismo e ornamentação. Os motivos são muitos, pois recobre muros, contribuindo para uma menor irradiação de calor nos dias quentes, diminuindo a incidência de ilhas de calor sufocante nas grandes cidades. Como cobre grande área, ajuda na retenção da poeira em suspensão, um grande problema nas grandes cidades de concreto e vidro. Pode ser usada juntamente com outras para confecção de paredes vegetadas.

Em Jardins

Em jardins com baixa manutenção, não é aconselhável o cultivo da unha-de-gato e os profissionais explicam o porque: ” o crescimento exagerado acaba por trazer problemas, como o entupimento de calhas, trinca em paredes, etc., a planta enraiza com muita força em pequenas frestas.”. Apesar da planta ser bastante rústica, ela não tolera este tipo de ambientes menores. 

 

 

Autor: http://flores.culturamix.com/informacoes/unha-de-gato-a-trepadeira-de-folhas-finas-e-aderentes


+ Dicas

 

Desenvolvido por: CiaPixel Agência Digital