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  Abóbora

A abóbora Cucurbita maxima, popularmente conhecida como moranga no Sul e jerimum no Norte, pertence à família Cucurbitaceae, é nativa das Américas e atualmente cultivada em grande escala no Brasil e em outras regiões tropicais. Em algumas regiões da África e do Brasil, por exemplo, são consumidas pela população carente como complemento alimentar. Na Grécia, são apreciadas em quantidades significativas, ao serem tostadas e salgadas. Na Áustria, o óleo extraído da semente é aproveitado como tempero para saladas em função de seu aroma e gosto característicos. São vários os benefícios da abóbora, tendo em sua composição nutricional Vitamina C, vitamina E e carotenoídes que têm propriedades antioxidantes, além de vitaminas do complexo B e fibras. Tais propriedades auxiliam na prevenção do envelhecimento precoce, na proteção do coração e o sistema imunológico.

Do peso total, 3,32% corresponde ao peso das sementes. Tais sementes não costumam ser a parte mais comum nas receitas, porém, este alimento é altamente nutritivo e funcional, além de poder ser consumido de diversas formas. A semente de abóbora é rica em potássio, cálcio, ferro, fósforo, fibra, magnésio e vitaminas A, B3 e E. Seu óleo é rico em Ômega 3. É rica em aminoácido triptofano que no organismo se converte em serotonina, ajudando a garantir uma noite de sono tranquila. Além disso, a semente auxilia no controle da pressão arterial, combate o envelhecimento e previne doenças cardiovasculares e cerebrais degenerativas.

 


FAROFA DE SEMENTE DE ABÓBORA

Ingredientes

·Sementes de abóbora

·1 colher (sopa) de manteiga

·1 xícara (chá) de farinha de mesa (farinha de mandioca)

·Cheiro-verde a gosto

·1 cenoura pequena ralada

·2 colheres (sopa) de ervilha fresca (congelada)

·Sal a gosto

 

Modo de preparo: limpe bem as sementes da abóbora e deixe secar. Leve-as para torrar em uma frigideira, apenas com sal. Reserve.

Em uma panela com fogo baixo coloque a manteiga e a ervilha, mexa e deixe descongelar, em seguida acrescente a farinha de mesa e o restante dos ingredientes. Misture bem até dourar.

 

 

 

Autor: Nutricionista - Katia Meire Prata Souto Alves CRN 34510


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