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  Abacate
Altamente nutritiva e saborosa, fruta é utilizada em pratos doces e salgados

Com mais proteínas que qualquer outra fruta, o abacate é rico em folato, vitaminas A e C. Também possui a vitamina B6, importante para aliviar os sintomas de tensão pré-menstrual nas mulheres.

A vitamina E do abacate é antioxidante, combate o mal colesterol, reduzindo os riscos de problemas cardiovasculares, além de ter importante papel na produção e mobilidade dos espermatozóides.

Possui grande quantidade de nutrientes, ferro, magnésio, gorduras monoinsaturadas, sais minerais, glutationa e potássio - essencial na regulação da tensão arterial sendo que sua falta pode levar a depressão, confusão mental e problemas musculares. Além de todos benefícios, é um poderoso bloqueador de trinta agentes cancerígenos diferentes.

√Č oriundo da Am√©rica Central e cultivado em regi√Ķes tropicais. Seu nome cient√≠fico √© Persea gratissima Gaert e pertence √† fam√≠lia Lauraceae.
Seu alto valor energético - cada 100 gramas fornece 162 calorias - é relacionado à sua quantidade de gordura responsável pelo aumento do
colesterol HDL (considerado o bom colesterol, pois protege as artérias ao invés de destruí-las).

A fruta, que só amadurece depois de colhida, apresenta uma textura macia, acompanhada de um sabor suave. Pode ser utilizada para fazer molhos, sopas frias, patês, saladas, ou ingerido in natura.

 

RECEITA

Guacamole

Ingredientes:

- 1 Abacate médio

- 2 Tomates médios sem sementes

- Sal a gosto

- 3 Colheres (sopa) de azeite de oliva

- 1 Cebola média picada

- Suco de 1 limão médio

- Folhas  de coentro

- 1 pimenta dedo-de-moça

Preparo:

Pique o tomate em cubos pequenos. Abra a pimenta ao meio, elimine as sementes com os filamentos brancos e pique-a em pedacinhos. Pique também as folhas de coentro e reserve. Descasque o abacate, retire o caroço e coloque a polpa num prato fundo. Amasse com um garfo, deixando alguns pedaços e regue com o suco de limão. Adicione o tomate, a pimenta, o coentro, a cebola, o azeite de oliva e o sal e misture. Para acompanhar o guacamole, use salgadinhos de milho.

 

Dica:

Sirva o guacamol

 

Autor: Maria Helena Antonicelli, nutricionista


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