PABX:(19) 3746 1000
     
 

ALIANÇAS MULTIORGANIZACIONAIS


Últimos Vídeos

18/12/2014
PREGÃO PRESENCIAL Nº 025/2014

26/11/2014
PREGÃO PRESENCIAL Nº 023/2014

25/11/2014
PREGÃO PRESENCIAL Nº 022/2014

ver todas as licitações em andamento.
 
  Beterraba

beterraba1.jpgOriginária da Europa, a beterraba é uma raiz  que além de ser utilizada na culinária também é matéria prima para produção de açúcar principalmente nos países europeus. Possui formato semelhante a um pião e sua casca e interior são de cor forte que vão do vermelho ao vinho.

               

É muito nutritiva: rica em açúcar, proteínas, vitaminas A, B1, B2, B5, C, além de minerais como potássio, sódio, fósforo, cálcio, zinco, ferro e manganês. Entre seus benefícios para a saúde destaca-se sua alta concentração de ferro, mineral importante na formação de glóbulos vermelhos e por isso a beterraba é grande aliada contra a anemia e para quem tem dentes fracos ou gengivas inflamadas.

 

Também tem grande quantidade de vitamina C  que tem ação antioxidante. Alguns pesquisadores afirmam que a vitamina C da beterraba só é metabolizada (processada, aproveitada) pelo organismo quando consumimos o vegetal cru. Devido a seu efeito laxante e neutralizador de ácidos é boa para quem tem problemas intestinais.

 

A beterraba também combate os desarranjos do baço e do fígado, fortalece as glândulas de secreção interna. O sódio presente na beterraba protege o organismo contra a perda excessiva de líquidos, o potássio auxilia na atividade muscular, o zinco é necessário aos tecidos cerebrais e o magnésio, que é constituinte do osso, regula as funções musculares e nervosas.

               

Na hora da compra, prefira beterrabas de cor bem concentrada e tamanho médio. A casca deve ser lisa, sem rachaduras e com folhas brilhantes. A safra da raiz vai de agosto a fevereiro.

               

Pode ser consumida crua ou cozida, frita, sob a forma de sucos, saladas, sopas, bolos, suflês, refogados e em omeletes.  As folhas podem ser consumidas refogadas ou em omeletes e bolinhos. Cem gramas de beterraba fornecem 42 calorias e igual quantidade de folhas desta hortaliça tem 38 calorias.

               

Quando em condição natural, a beterraba se conserva por até uma semana se mantida em local fresco e sombreado. Em  geladeira, pode ser mantida por até 15 dias, embalada em saco de plástico perfurado. Quando guardadas já descascadas, raladas ou picada sua durabilidade será reduzida a três ou quatro dias devendo obrigatoriamente ser conservadas em geladeira, dentro de saco ou vasilha de plástico.

               

Para congelamento escolha raízes pequenas. Cozinhe-as inteiras até que fiquem macias. Em seguida, coloque-as em vasilha com água e gelo até que esfriem completamente. Descasque-as e corte-as em fatias ou cubos, coloque em saco de plástico, retire o ar com uma bombinha de vácuo e feche o saco. No congelador pode ser mantida por até 8 meses.   A beterraba ralada não deve ser congelada, pois perde cor e sabor.

 

Dicas

 

·   Evite cozinhar a beterraba em excesso, para evitar perdas nutricionais.

 

·   Para manter beterrabas vermelhas cozinhe-as inteiras, com casca e com 3 cm do talo, acrescentando 2 colheres (sopa) de vinagre na água.

 

·   Experimente combinar a beterraba com temperos como noz-moscada, cravo da índia, limão, laranja, alho, salsa ou cebola.

         

 

Receita

 

Suco de beterraba, cenoura e laranja

 

Ingredientes:

 

ver mais dicas da semana

 

Desenvolvido por: CiaPixel Agência Digital