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  Pimentão

O pimentão é um vegetal encontrado em três tipos mais comuns: verde, amarelo e vermelho. Sua cor varia de acordo com o seu grau de amadurecimento. Os que são colhidos ainda verdes não ficam vermelhos, pois amadurecem somente no pé. Como os pimentões ficam mais doces com a maturação, os vermelhos são mais doces que os amarelos e os verdes.

Os pimentões de cores fortes possuem alto teor de bioflavonóides, pigmentos vegetais que ajudam a prevenir contra o câncer. Tem ainda ácidos fenólicos - que inibem a formação de nitrosaminas cancerígenas - e esterol vegetal, precursor da vitamina D que também oferecem proteção contra tumores.

Apresenta um bom valor nutricional, sendo rico em sais minerais como potássio, fósforo, cálcio e sódio - e vitaminas. O pimentão é uma excelente fonte de vitaminas A e C em quantidade que variam muito de acordo com a cor do pimentão.  Possui baixo teor calórico: 20 calorias por 100 gramas.

Os pimentões são parentes da pimenta-malagueta. Ambos são nativos do ocidente e foram batizados pelos exploradores espanhóis que os confundiram com a pimenta em grão, que não tem parentesco algum com eles.

Internamente o vegetal é oco, possuindo sementes pequenas e achatadas. Pode ser servido cru, fatiado como aperitivos, na salada ou em pastas, cozido no vapor, tostado, recheado ou cozido.

 

Receita

 

Pimentão com batatas

Ingredientes:

·         2 pimentões verdes

·         2 pimentões vermelhos

·         4 batatas

·         1 tomate maduro sem pele

·         1 dente de alho

·         1 cebola pequena cortada em rodelas

·         Sal

·         1 pitada de orégano

·         Azeite de oliva

Modo de Preparo:

Lave os pimentões, corte-os em quatro, no sentido do comprimento, e tire as sementes. Descasque e corte as batatas em rodelas. Pique o tomate e o alho. Arrume numa panela camadas de batata, pimentão, cebola, alho, sal e orégano. Regue com azeite suficiente para

 

Autor: Bruna Saleh De Angelis, nutricionista


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