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  Quiabo

quiabo.jpgRico em fibras o quiabo funciona como um regulador do intestino, sendo um laxante natural. O período de safra da hortaliça é de dezembro a março, porém pode ser encontrado em qualquer época do ano. Contém ferro, cobre, cálcio, fósforo e vitaminas A, B e C. Este última se perde com o cozimento.

Na medicina caseira, o quiabo é estimulante do estômago e do intestino. Infusões feitas com os frutos e as folhas, adoçadas com mel, são benéficas no tratamento de pneumonias e bronquites.

Ao comprar verifique se o quiabo está tenro, de uma cor verde uniforme, sem manchas ou pintas. Faça um teste infalível: dobre a pontinha do quiabo - se quebrar está no ponto. Se curvar sem quebrar, deve estar fibroso e duro.  

O quiabo pode ser preparado de diversas formas: refogado, cozido, assado, em saladas e sopas. O que mais afasta esse alimento tão nutritivo da mesa de muitas pessoas é sua baba. Mas é fácil tirá-la: basta pingar algumas gotas de limão depois de cortadinho, antes de usá-lo ou mesmo durante o cozimento.

quiabo2.jpgReceitas

Arroz de carne seca com quiabo

Ingredientes:

·         4 xícaras de arroz

·         250g de bacon

·         500g de charque (carne seca)

·         2  linguiças calabresas

·        

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