Consumo de frutas aumentam por conta do calor


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  Alface

alface.jpgMuito utiliza para salada, a alface é a hortaliça mais popular na mesa dos brasileiros e traz muitos benefícios à saúde. Quando estamos nervosos ou ansiosos por qualquer motivo é comum ouvirmos a sugestão para tomar chá de camomila ou suco de maracujá. Sim, a receita funciona, mas poucos sabem que diversos outros alimentos também podem servir como calmante quando precisamos.

Entre eles está a alface que tem o poder de aliviar as tensões e atua como relaxante muscular e mental. No seu talo encontramos a lactucina uma substância biologicamente ativa que promove o relaxamento. Este nutriente é indicado para quem sofre de insônia, pois também age como sedativo, além de agir como cicatrizante e desintoxicante.

As singelas folhinhas verdes da alface também são importantes para quem o intestino não funciona direito, pois contém fibras. Apresenta grande valor nutricional e um baixo teor calórico: 100 gramas de alface contêm apenas 12 calorias. É fonte de potássio, vitaminas do complexo B, vitamina K - essencial para a coagulação sanguínea - e ácido fólico, importante para as mulheres grávidas ou as que pretendem engravidar, pois contribui para evitar má-formação e outros problemas no feto, como a espinha bífida.  A alface tem ainda beta-caroteno ou pró-vitamina A, um antioxidante que neutraliza a ação dos radicais livres.

É um alimento de digestão fácil, refrescante e diurético. O baixo valor calórico e a riqueza nutricional da alface a tornam uma hortaliça importante de ser consumida todos os dias, seja na sopa, em saladas que acompanham as refeições ou outros pratos.

 

Receita

 

Salada hortência

 

Salada

100 g de folhas verdes (alface americana, alface roxa, radicchio, rúcula)

6 fatias de peito de peru

2 palmitos inteiros cortados

50 g de uvas passas

50 g croutons (torradas de pão em formato pequeno e quadrado)

Molho

20 g de farinha de trigo

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