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  Pinhão

pinhao.jpgO pinhão é a semente da Araucária. Tem a forma triangular com cerca de 5 centímetros de comprimento, recoberta por uma casca lisa de cor castanha. A pinha, fruto onde estão aglomerados os pinhões, leva dois anos para amadurecer.

A polpa é a parte comestível, muito dura quando está crua e deliciosa quando cozida. Formado basicamente de amido - carboidrato que também é encontrado na mandioca, batata, arroz, feijão, milho e trigo -, cada 100g de pinhão cozido corresponde a 195 calorias. Contém também proteínas; cálcio; ferro; vitaminas B, C e A; glicídios; lipídios, zinco e fósforo.  

A vitamina B1 (tiamina) vem sendo muito estudada pelos especialistas em cérebro. Além de atuar na energia, a vitamina B auxilia na oxigenação do cérebro e no funcionamento do sistema nervoso, podendo ajudar nas funções como memória e cognição.

O pinhão pode ser cozido ou assado na brasa, onde o fogo deve agir lentamente para que a casca se abra e libere todas as qualidades de aroma e sabor. Na panela de pressão o tempo de cozimento diminui. 

Produzida apenas artesanalmente, pois tem pouca expressão comercial, a farinha de pinhão permite a confecção de broas, tortas e pães. Nas regiões onde ainda restam araucárias é comum o preparo do pinhão cozido em conserva de salmoura e vinagre. O pinhão pode ser também misturado a saladas ou molhos para carnes.

Receita

 

Pinhão cozido

·         1 kg de pinhões escolhidos

·         4 colheres de sopa de sal

·         1 litro de água

Lave bem os pinhões. Coloque em uma panela de pressão a água e o sal. Misture e acrescente os pinhões, tampe e leve ao fogo. Tão logo consiga pressão na panela, abaixe o fogo e cozinhe por 40 minutos. Desligue o fogo e aguarde abaixar a pressão da panela. Escorra os pinhões e sirva

 

Autor: Audicéia F. Januário, nutricionista


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