Consumo de frutas aumentam por conta do calor


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  Uva

uva2a.jpgAcredita-se que as uvas originaram-se na Ásia, tendo sido introduzidas na Península Itálica e na Europa pelos povos gregos. Foram os romanos, por sua vez, que transformaram a viticultura em um comércio lucrativo.

As uvas, no Brasil, chegaram junto com os primeiros colonizadores portugueses. Os grandes produtores de uva estão nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo.

No Brasil, especialmente nos estados de São Paulo e Rio Grande do Sul, as variedades cultivadas são a niágara-rosada (a mais consumida), a niágara-branca, a moscatel comum, a moscatel de hamburgo, e maoscatel rosada, a itália e a rubi.

Com baixo teor calórico, as uvas são muito apreciadas por seu sabor doce e suculento. Tem alto teor de pectina e é uma boa fonte de minerais tais como ferro, cálcio, fósforo, magnésio e potássio. Possui quantidade razoável de vitaminas do complexo B e vitamina C. uva.jpg

As uvas pretas utilizadas na produção de vinho e suco de uva concentrado contem grandes quantidades de bioflavonóides, que são substâncias muito estudadas atualmente por seu papel no controle do colesterol.

A uva tem propriedades laxativas e diuréticas, estimula as funções do fígado e acelera o ritmo das contrações cardíacas.  Possui rico depósito de compostos antioxidantes e anticancerígenos.

Uma porção de 100 gramas de uva possui 78 calorias, 14,9 gramas de carboidratos, 1,4 de proteínas, 1,4 de lipídios. Não contem colesterol, nem fibras.

 

Receita

 

Geléia de uva

Ingredientes:

  • 500 gramas de uvas niágara rosada
  • 300 gramas de açúcar
  • 1 e ½ copo de água

 

Modo de preparo:

1.Lave as frutas e coloque-as em uma panela com pouca água

2.Leve ao fogo para ferver por uns 10 minutos

3.Amasse tudo e passe por uma peneira

4.Para cada xícara de caldo obtido, junte 150 gramas de açúcar (aproximadamente 1 xícara de chá)

5.Leve novamente ao fogo para dar ponto. Isto é: deixar ferver por uns 2 minutos e retire um pouco numa colher.

6.Deixe esfriar e pingue num copo de água; se não misturar com a água significa que está no ponto.

 

Autor: Ivonízar Vicentin dos Santos Varanda, nutricionista


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