PABX: (19) 3746-1000
     
 


Em razão da legislação eleitoral, deixaremos de publicar vídeos sobre as ações da CEASA/Campinas neste espaço, durante o período da campanha. Os vídeos voltarão a ser publicados após as eleições.

Já as demais informações do site continuarão à disposição.

Agradecemos a todos pela compreensão.

Até a volta.

27/07/2016
PREGÃO PRESENCIAL N.º 011/2016

15/07/2016
TOMADA DE PREÇOS N.º 004/2016

06/07/2016
TOMADA DE PREÇOS N.º 002/2016

ver todas as licitações em andamento.
 
  Framboesa

framboesa2.jpgA framboesa é uma fruta da framboeseira (Rubus idaeus L.) que pertence à família das Rosáceas, planta originária do centro e norte da Europa e de parte da Ásia. No Brasil a cultura da framboesa foi introduzida na região de Campos do Jordão (SP) e hoje os principais estados produtores são Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais.

 

A safra da framboesa vai de outubro a janeiro. É uma fruta que se adapta em regiões de clima frio, tem sabor doce e suave e tamanho que raramente ultrapassa 20 milímetros. É formada por pequenos gomos e sua coloração varia de amarelo ao vermelho e preto.

 

A framboesa é bastante confundida com a amora. Uma das diferenças entre elas é que a framboesa é um fruto de centro oco enquanto a amora é um fruto com polpa homogênea.

 

A framboesa tem sido bastante difundida na industrialização de polpa congelada, sucos, iogurtes, sorvetes, gelatinas e geléias. Também é muito apreciada ao natural.

 

Propriedades

 

A framboesa é rica em sais minerais como ferro, fósforo e cálcio, e vitaminas A, C, B1 (tiamina) e B5 (niacina). Cada 100 gramas possui aproximadamente 4 gramas de fibra. É considerada uma fruta funcional, ou seja, além das funções nutricionais básicas produz efeitos metabólicos e fisiológicos com benéficos à saúde.

 

A framboesa é uma potente arma contra os radicais livres - vilões do corpo, responsáveis pelo envelhecimento celular- por conter grande quantidade de antioxidante e ter efeito protetor para o sistema imunológico e prevenir o câncer.

 

Tem propriedades laxativas, diuréticas e antiescorbúticas, sendo usada no tratamento do fígado e vesícula biliar. As folhas são popularmente usadas em quadros de diarréias, cólicas intestinais infantis, inflamação da gengiva e da garganta, desordens da menstruação, feridas, inflamação dos olhos, eczemas e erisipelas.   

Outros estudos mostram a potencialidade da framboesa no combate à osteoporose e como tônico muscular durante a realização de práticas esportivas.

 

+ Dicas

 

Desenvolvido por: CiaPixel Agência Digital