PABX:(19) 3746 1000
     
 

Casa do Lago entrega três toneladas de doações ao Banco de Alimentos


Últimos Vídeos

14/04/2014
PREGÃO PRESENCIAL Nº 010/2013

10/04/2014
PREGÃO PRESENCIAL Nº 004/2014

07/04/2014
PREGÃO PRESENCIAL Nº 006/2014

ver todas as licitações em andamento.
 
  Folha de mostarda

mostarda1.jpgA mostarda é uma verdura conhecida pelo seu sabor amargo. Suas folhas são parecidas com as folhas dos brócolis, tanto no tamanho como na forma. Uma maneira fácil de reconhecer a mostarda é pela presença de suas flores amarelas. Elas são pequenas e nascem da haste principal da planta. Seu período de safra é de julho a novembro e janeiro e fevereiro.

A mostarda é uma verdura que tem alto valor nutritivo. É rica em minerais como  cálcio, fósforo e ferro e em vitaminas A e do Complexo B, principalmente B1, B2 e B5 (Niacina). A mostarda contém ainda grande quantidade de fibras (celulose), importantes para o bom funcionamento do aparelho digestivo. Uma porção de 50 gramas de mostarda fornece em média 15 calorias.

Suas folhas podem ser consumidas cruas, para melhor aproveitar os seus nutrientes, ou ainda refogadas ou levemente cozidas no vapor, em sopas, ou acompanhamento de pratos mais elaborados como feijão, assados, etc. No entanto, não é recomendável misturar a mostarda com outras verduras ou pratos de sabor delicado, porque seu sabor muito forte acaba se sobrepondo ao sabor dos outros alimentos.

Nas feiras livres e supermercados é fácil encontrar mostarda em maços. Quando está em boas condições para o consumo, ela tem um aspecto fresco e tenro e suas folhas não estão amareladas nem murchas. A mostarda deve ser conservada em geladeira, embrulhada em papel ou saco plástico, onde pode permanecer de 5 a 7 dias.

 

Receitas

 

Macarrão com suíno e mostarda

  • 500g de macarrão
  • 1 xícara (chá) de folha de mostarda fresca
  • 200g de lombo de porco
  • 1 cabeça(s) de alho
  • azeite, orégano, erva doce, sal e pimenta do reino branca moída a gosto

Corte o lombo em cubos pequenos. Coloque numa tigela e tempere com sal, pimenta e erva doce. Regue com um pouco de azeite e misture. Deixe nesse tempero por alguns minutos. Coloque o macarrão para cozinhar em água fervente abundante. Lave as folhas de mostarda e escorra bem. Depois, corte rusticamente com as mãos (pedaços grandes).

Coloque a mostarda em água fervente para cozinhar por alguns minutos. Em seguida, escorra e esprema bem. Reserve. Numa frigideira, esquente um pouco de azeite e refogue rapidamente 2 dentes de alho picados. Adicione o lombo e polvilhe com orégano fresco. Frite bem e junte a mostarda. Tempere com sal a gosto e deixe refogar. Se desejar, acrescente tomate pelado pequeno ou picado a gosto. Misture bem, deixando refogar mais um pouco.

 

Salada de batatas com folhas de mostarda

  • 1 kg de batatas
  • 100g (cerca de 6 folhas) de mostarda picadas grosseiramente
  • 6 colheres (sopa) de mostarda preparada
  • 4 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem
  • 40g ou 8 nozes picadas
  • Sal e pimenta do reino a gosto

Limpe bem as batatas, mantendo pelo menos parte das cascas. Corte em pedaços regulares. Coloque 1 litro de água e 2 colheres (chá) de sal numa panela e leve ao fogo. Quando ferver, coloque as batatas e cozinhe por cerca de 15 minutos ou até que estejam cozidas, mas ainda firmes. Escorra e espere esfriar. Se preferir, cozinhe no vapor.

Coloque a mostarda preparada numa tigelinha e, com batedor de arame, vá batendo à medida que junta o azeite aos poucos. Até formar um molho emulsionado. Tempere com um pouco de sal e pimenta do reino. Coloque numa tigela a batata, as folhas de mostarda, as nozes e o molho de mostarda. Misture com uma espátula delicadamente e guarde na geladeira em recipiente tampado. Pode ser feito um dia antes de ser servido.

 

Autor: Luciana Martinuzzo, nutricionista


ver mais dicas da semana

 

Desenvolvido por: CiaPixel Agência Digital