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  Erva-doce

Também conhecida com anis ou funcho, a erva-doce é uma hortaliça que seu maior uso na culinária na forma de chá, porém é possível inclui–lá crua ou cozida em várias preparações.
A erva-doce apresenta muitos benefícios. Ela ajuda a aliviar gases, combater cólicas de intestino, facilita a digestão e induz ao relaxamento.
Cada 100 gramas da hortaliça, cerca de 17 colheres de sopa da erva seca, tem apenas 28 calorias. É rica em fibras, por esse motivo é indicado tomar uma xícara do seu chá no intervalo das principais refeições.
Sua semente e folha podem ser usadas em biscoitos, pães, bolos, torta de frutas, sucos, maçãs e frutas assadas, caldas de doces e canapés. As folhas são ótimas para saladas e para temperar o feijão branco.
As sementes perfumam as carnes grelhadas, linguiças e salames. Nos pratos salgados, dão um toque diferente às sopas, à salada de beterraba e ao pão integral.
 
 
Erva-doce assada
 
 
Ingredientes
  • 1 bulbo grande de erva-doce
  • 1 dente de alho picado
  • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
  • ½ limão espremido
  • 1/2 colher (chá) de sementes erva-doce
  • sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de Preparo
1. Pré-aqueça o forno a 180°C (temperatura média).
2. Lave muito bem a erva-doce em água corrente. Corte-a em 6 tiras, no sentido do comprimento.
3. Coloque as tiras de erva-doce numa tigela e acrescente todos os ingredientes pedidos na receita. Misture bem e deixe repousar por cerca de 10 minutos.
4. Leve ao forno preaquecido. Deixe assar por 20 minutos, virando as tiras a cada 5 minutos.
5. Retire a erva-doce do forno e sirva quente ou fria acompanhada de carnes.

 

Autor: Maria Helena Antonicelli, nutricionista


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