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  Abóbora moranga

 As abóboras pertencem à família Cucurbitaceae. Suas cascas são duras e bastante difíceis de serem perfuradas o que permite que seja armazenada por um longo período, entre um até seis meses. A carne da abóbora tem um sabor adocicado e todas as suas variedades contém interiores ocos onde se localizam as sementes.

 
A abóbora é um hortaliça legume cuja importância era tão elevada para os nativos americanos que chegavam a enterrar os seus mortos com elas, simbolizando uma última refeição para a pessoa. A safra da abóbora moranga vai de agosto a março, mas o melhor período para consumo é nos meses de outubro e novembro. 
 
Muito versátil, a abóbora moranga pode ser utilizada em várias receitas doces, salgadas, quentes e frias como saladas, cozidos, sopas, curau, purê, pães, pudins e doces. É rica em vitaminas A e do complexo B, cálcio e fósforo.
 
Receita
 
Quibe de abóbora moranga 
 
Esta é uma receita fácil, saborosa, leve e muito saudável, inclusive por ser assada. É ainda uma alternativa interessante de incentivar as crianças a consumirem a abóbora e o trigo, ambos muito saudáveis. 
 
O trigo para quibe é obtido a partir de grãos cozidos, partidos e secos. É rico em fibras, proteínas, vitaminas do complexo B e E, além de minerais: fósforo, cálcio, magnésio e ferro. As fibras têm grande importância na saúde humana, pois auxiliam no funcionamento do aparelho digestivo.
 
Ingredientes:
 
250 g de trigo para quibe
500 g de abobora moranga cozida
1 cebola picadinha,1 colher (sopa) de tempero alho e sal
2 colheres (sopa) de cada tempero: salsa, cebolinha, hortelã e manjericão
3 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de molho inglês
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado ou tablete de caldo de carne
Obs: Use o copo de requeijão (250 ml) como medida
Modo de preparo:
 
Lave o trigo e escorra. Acrescente meio copo de água e deixe por 60 minutos. O trigo irá absorver toda a água. Cozinhe a moranga com a casca (não deixe cozinhar demais). Amasse com garfo ou passe no espremedor de batatas. Misture os temperos, o trigo e a moranga. Coloque em uma forma refratária untada e asse em forno médio por 30 minutos.
 

 

Autor: Ana Paula Coelho Oswaldo, nutricionista


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