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  Ovos

A fácil digestão, o baixo preço e as qualidades nutricionais fizeram com que os ovos fossem empregados habitualmente na alimentação de pessoas de todas as idades. Mas há décadas não era assim. Consumir ovo não era apenas uma conduta desaconselhável, era mortal.
Hoje, se sabe que os ovos têm pouca gordura saturada e são uma ótima opção para uma dieta saudável, contendo aproximadamente 76 calorias por unidade. Por ser um produto único, o ovo pode ser considerado um alimento naturalmente funcional, já que contém muitos nutrientes que podem ajudar o sistema imunológico e a combater doenças. São ótima fonte de proteínas e fornecem vitaminas E, B, ferro e outros minerais.
A colina é um nutriente essencial, presente no ovo, e há uma maior necessidade dela durante a gravidez e a lactação. Suplementos de colina ajudam no crescimento de novos neurônios, na formação de centros da memória, reduz a morte programada das células e altera os fatores do crescimento de nervos.
Além do seu sabor maravilhoso e conteúdo nutritivo, os ovos mantêm um lugar conceituado na culinária. Devido a sua química alimentar, o ovo tem várias funções diversas em receitas, incluindo coagulação, formação de espuma, emulsão e escurecimento.
O consumo de ovos foi criticado com o argumento de que o colesterol presente na gema pode ser prejudicial à saúde, estimulando a arteriosclerose. É importante ressaltar que o colesterol, no entanto, têm uma importância fundamental para o organismo, como integrante das células, na síntese de hormônios esteroides e sexuais, na síntese de secreção biliar, além de ser precursor da produção de vitamina D.
Sabe-se também que apenas 1/3 do colesterol circulante é proveniente da alimentação e que pessoas geneticamente predispostas à arteriosclerose apresentam síntese aumentada de colesterol. Porém quando aumentamos a ingestão de colesterol na alimentação, o organismo diminui a síntese, regulando as quantidades no sangue.
 
Receita
 
Omelete de forno
 
Ingredientes:
·         5 ovos
·         500 g de peito de peru em cubinhos
·         100 g de mussarela picada
·         200 g de legumes picados (cenoura, vagem, abobrinha)
·         meia xícara (chá) de leite
·         1 colher (sopa) de farinha de trigo
·         1 colher (chá) de fermento químico em pó
·         4 colheres (sopa ) de cheiro verde picado e uma pitada de sal
 
Modo de preparo:
Bata ligeiramente os ovos e junte os demais ingredientes. Coloque em um refratário untado e leve ao forno médio, preaquecido, por aproximadamente 30 minutos. Sirva quente.
 
 
 
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Autor: Ivonízar Vicentin dos Santos Varanda, nutricionista


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