Consumo de frutas aumentam por conta do calor


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  Avelã

Os frutos secos estão divididos em duas categorias distintas. Uma é dos frutos secos propriamente ditos ou oleaginosos que são consumidos sempre no seu estado seco como nozes, amêndoas, amendoins, avelãs, pinhões e pistácios. Há também os frutos desidratados que podem ser consumidos frescos ou sujeitos a desidratação como passas, ameixas e outras frutas.
Os frutos secos em geral são grandes fornecedores de gordura polinsaturada que representa em media 50% do seu peso e são, inevitavelmente, muito calóricos. Eles têm em média mais de 600 calorias a cada 100 gramas de produto. São também bons fornecedores de alguns minerais como cálcio e o ferro.
As avelãs, especificamente, possuem uma grande quantidade de fibras que atuam como laxante. Os frutos secos são mais ricos em vitamina A e vitamina C, sendo a quantidade de magnésio também significativa.
Em 100 gramas de porção de avelãs apresenta: 687 calorias,14g de proteína, 66,5g de lipídios, 8,5 g de carboidrato, 6,1g de fibras, 249mg de cálcio e 3g de ferro.
 
Receita
 
Bolo de reis com avelãs
 
Ingredientes:
·         2 xícaras (chá) de açúcar mascavo
·         2 xícaras (chá) de água
·         100 g de frutas cristalizadas
·         50 g de uvas passas
·         1 xícara (chá) de manteiga
·         1 lata de leite condensado
·         4 ovos
·         2 xícaras (chá) de farinha de trigo
·         1 colher (sopa) de fermento em pó
·         1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
·         100 g de nozes picadas
·         100 g amêndoas picadas
·         100 g avelãs picadas
 
Modo de preparo

 

Autor: Ana Paula Coelho Oswaldo, nutricionista


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