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         Quiabo

O quiabeiro (Abelmoschus esculentus) é uma planta de porte ereto, muito alta, chegando a atingir 3 m. Cerca de 90% das raízes, porém, situam-se até os 20 cm de profundidade. Os quiabos, frutos do quiabeiro, são do tipo cápsula, lisos e roliços, com secção transversal circular ou pentagonal. A coloração externa varia do branco até o verde escuro, conforme o cultivar. A ponta é sempre afilada.

Informações Nutricionais

100 g contêm, em média:


Macrocomponentes Glicídios (g) 4
Proteínas (g) 2
Lipídios (g) 0
Fibras alimentares (g) 3
Vitaminas Vitamina A1 (mg) 66
Vitamina B1 (mg) 200
Vitamina B2 (mg) 60
Vitamina B3 (mg) 1
Vitamina C (mg) 21
Minerais Sódio (mg) 8
Potássio (mg) 3003
Cálcio (mg) 81
Fósforo (mg) 63
Ferro (mg) 0
Conteúdo energético (kcal) 26

 

Como Comprar

Procure sempre quiabos pequenos ou médios, de coloração verde-escura e sem manchas. As vagens devem estalar ou furar facilmente sob suave pressão.

Como Conservar

O quiabo é um produto muito perecível, deteriorando-se rapidamente. Guardar na geladeira, sem lavar e em saco plástico, por até cinco dias.

Como Consumir

Cozido combina com ovos, batatas e outras hortaliças. Há quem prefira o quiabo assado, para evitar o líquido que solta quando é fervido em água.




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