Alimentação Escolar

Logotipo da alimentação escolar composto por uma maçã sobre o papel e um lapis

A operacionalização do PMAE - Programa Municipal de Alimentação Escolar é realizada pela Ceasa Campinas em parceria com a Prefeitura Municipal de Campinas através de convênio firmado com a Secretaria Municipal de Educação.

O modelo de parceria público-privada da alimentação escolar de Campinas é referência nacional em termos de qualidade e já ganhou o prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar, sendo uma das mais bem avaliadas do país.

A Missão do Programa é atender as necessidades nutricionais dos alunos durante sua permanência na escola, promover hábitos alimentares saudáveis, oferecendo uma alimentação de qualidade adequada às faixas etárias e as condições socioeconômicas sempre respeitando a cultura e os hábitos locais.

O Departamento de Alimentação Escolar da Ceasa Campinas conta com uma equipe composta por nutricionistas, técnicos em nutrição, assistente contábil e administrativo, analista fiscal, motoristas, operadores de carga e almoxarife.

A Coordenadoria de Nutrição é responsável por:

  • Elaborar os cardápios;
  • Desenvolver receitas e aplicar testes de aceitabilidade;
  • Supervisionar as escolas municipais, estaduais, núcleos e entidades conveniadas;
  • Gerenciar, treinar e capacitar as cozinheiras;
  • Ministrar palestras e oficinas de educação alimentar e nutricional para alunos, pais, professores e diretores;
  • Atender os alunos com restrições alimentares;
  • Gerenciar estágios com universidades parceiras;
  • Realizar o controle de qualidade dos alimentos recebidos na Ceasa Campinas.

 

285 mil refeições por dia

O Departamento de Alimentação Escolar da Ceasa Campinas distribui diariamente cerca de 21 toneladas de alimentos para abastecer os 547 pontos de atendimento. São atendidas escolas municipais, escolas estaduais, núcleos assistenciais, entidades de educação infantil, ETECs, Creches Bem Querer e FUMECs, que são destinadas ao ensino de jovens adultos.

 

Alimentação saudável

Atualmente o departamento conta com 15 tipos de cardápios para atender as escolas de acordo com a faixa etária e o tempo de permanência na escola. A elaboração do cardápio é realizada com base em alimentos in natura ou minimamente processados, respeitando as necessidades nutricionais, hábitos e culturas alimentares, pautado em sustentabilidade, sazonalidade e na diversificação agrícola, conforme a Resolução Nº 06, 08 de maio de 2020 FNDE/MEC que prevê a proibição da oferta de açúcar para crianças até 3 anos. Os cardápios devem ser adaptados a atender aos estudantes diagnosticados com necessidades alimentares especiais, inclusão de alunos com necessidades alimentares especiais através de adequações nos cardápios realizadas pelo nutricionista responsável, protocolos individualizados de atendimento e orientações para cozinheiras, educadores e pais.

Alguns alimentos específicos para necessidades alimentares especiais fazem parte do cardápio como o leite zero lactose, fórmulas a base de soja, biscoitos sem glúten e sem lactose, macarrão sem glúten, pão de queijo sem lactose, mistura para bolo e para torta sem glúten e lactose, além de receitas desenvolvidas e testadas pela equipe técnica.

 

Controle de Qualidade e Logística

A logística do Departamento de Alimentação Escolar garante o abastecimento dos produtos estocáveis e congelados aos pontos de distribuição através de frota própria e frota terceirizada. O controle de qualidade é realizado por nutricionista e visa garantir a qualidade e as condições higiênico-sanitária de todos os alimentos entregues no departamento, que posteriormente serão distribuídos nas escolas.