De alto valor nutritivo, a abóbora é uma hortaliça muito versártil. Pode ser utilizada tanto no preparo de pratos salgados, quanto doces, pães, pudins, bolos, além de menus quentes - como sopas, ensopados e purês - e frios como saladas. Até suas sementes podem ser aproveitadas como aperitivo, sendo muito rica em nutrientes, especialmente ferro. Basta lavar e secar as sementes em um papel absorvente, temperar com sal e levar ao forno quente por cerca de 40 minutos, mexendo de vez em quando. Originária da América, a abóbora era parte da base da alimentação das civilização Asteca, Inca e Maia. Pertence à família Cucurbitácea, a mesma da melancia, do melão, do chuchu e do pepino.
Contém grande quantidade de vitamina A, um micronutriente que desempenha papel essencial na visão, no crescimento, no desenvolvimento dos ossos, na manutenção de tecido epitelial (pele) e no processo imunológico (resistência do organismo). Devido ao alto teor desta vitamina funciona como um antioxidante que combate os radicais livres, responsáveis por acelerar o envelhecimento e associados a várias doenças.
A abóbora possui niacina, conhecida como vitamina B3 ou acido nicotínico, responsável por remover substâncias toxicas do corpo. Em sua composição também há cálcio e ferro. De fácil digestão e pouco calórica, é indicada para pessoas de todas as idades.Cada 100 gr do legume fornece apenas 40 calorias. O momento é bom para aproveitar, usar e abusar das receitas com abóbora, pois ela está em plena safra, que vai de janeiro a agosto.
Existem muitas variedades de abóboras. As mais conhecidas são a comum ou seca (formato pecoço, bem grande), a paulista (fomato pescoço, pequena), a kabotiá (redonda, verde escuram também chamada de abóbora japonesa) e a moranga (redonda, cor laranja).
Receita
Arroz caipira
Ingredientes
abóbora picada em pedaços (1 e 1/2 xícara de chá)
casca de batata doce picada (2 xícaras de chá)
óleo (2 colheres de sopa)
cebola picada (2 colheres de sopa)
alho picado (1 dente)
couve manteiga picada (2 xícaras de chá)
tomate picado (3/4 xícara de chá)
arroz cozido (4 xícaras de chá)
sal a gosto
Modo de preparo
Cozinhe a abobora até ficar "al dente" em água, escorra a água e reserve. Ferva as cascas de batata doce em água (pouco tempo), escorra a água e reserve. Em uma panela, aqueça o óleo, doure a cebola e o alho. Depois acrescente a couve, a abóbora cozida, as cascas fervidas, o tomate e o sal e deixe refogar, mexendo de vez em quando. Junte o arroz cozido, misture bem e sirva quente.