
O quarto Feirão de Emprego e Oportunidades de 2025, realizado nesta sexta-feira, dia 7, pelo Centro Público de Apoio ao Trabalhador (CPAT), registrou 1.223 atendimentos. É o maior número desde que os Feirões começaram a ser realizados, em 2023 . O número engloba orientação, triagem e encaminhamento para empresas.
Durante o evento também houve contratações diretas e alguns dos atendidos já saíram empregados. Foram oferecidas mil vagas para o mercado de trabalho.
O prefeito Dário Saadi participou do evento, sediado no saguão do Paço Municipal, e distribuiu rosas doadas pela Ceasa Campinas às mulheres presentes. Dário enfatizou a importância de iniciativas voltadas às mulheres no mercado de trabalho: "este evento cumpre um papel fundamental ao fazer o elo entre os empregadores e as mulheres que estão em busca de oportunidades. Isso transforma a realidade delas,” afirmou.
O secretário de Trabalho e Renda, Paulo Sérgio de Andrade, diz que iniciativas como o Feirão contribuem para a valorização da mulher e dos trabalhadores. “Muitas mulheres são responsáveis pelo sustento de suas famílias e não podem ficar desempregadas. O CPAT oferece oportunidades para o público em geral no ano todo, mas nós decidimos focar nas mulheres neste mês para contribuir com a visibilidade e a valorização feminina,” destaca.
Mesmo quem não conseguiu participar deste feirão pode acompanhar as vagas disponibilizadas pelo CPAT pelo site (https://cpat.campinas.sp.gov.br/ ).
Emprego na hora
E teve gente que saiu do Feirão com a carteira de trabalho assinada. A dona de casa Solange Santana, de 56 anos, conquistou uma oportunidade como auxiliar de limpeza. Moradora na Vila Formosa, ela conta que foi a primeira vez que participou do Feirão e já conseguiu se recolocar no mercado de trabalho. “Eu estou muito contente. O atendimento foi bastante direto. Tudo bem explicado. Uma pessoa com trabalho consegue planejar o futuro, já que um leque de opções se abre” comemora.
A dona de casa Márcia Interonto chegou bem cedo ao ao saguão da Prefeitura. Ela já está aposentada, mas quer voltar a trabalhar, por isso aprovou a iniciativa. “Eu achei fantástico, fui muito bem atendida, tanto pela equipe do CPAT quanto pelas empresas que vieram aqui. Sai com boas propostas”.
O CIEE também marcou presença no feirão, com sua unidade móvel. Jovens entre 14 e 24 anos puderam se cadastrar em vagas de aprendizes. Já os estudantes a partir de 16 anos, matriculados no ensino médio, técnico ou superior tiveram a chance de se cadastrar para as vagas de estágio.
Houve divulgação de cursos on-line, orientações e atendimento pelos profissionais do CIEE, que prestam apoio aos jovens na procura de vagas e tiram dúvidas em relação ao mundo do trabalho.
O feirão também trouxe oportunidades para quem tem ensino médio ou superior completo. Foram 14 vagas da CPFL, quatro para pessoas com graduação para atuar nos cargos de Analista de Crédito, de Logística, de Planejamento Financeiro e Contábil.
Representantes de supermercados, empresas do setor de educação, limpeza, entre outros, participaram do evento. Das mil vagas disponibilizadas no evento, 271 foram oferecidas por dez empresas participantes do feirão e mais as do painel virtual do CPAT. Marcaram presença no Feirão as empresas WCA; Soneda perfumaria; Grupo Uniseter; Oba; Dia; CPFL; Indústria Fox; Tenda; Fox Quality; Campi Ambiental.
Acessibilidade
O evento contou ainda com serviço de intérprete de libras feito por uma profissional da Prefeitura de Campinas, a tradutora e intérprete Flávia Alves Batista. Ela foi responsável por intermediar a comunicação entre os recrutadores e os candidatos.