Abóbora Japonesa

Abóbora Japonesa
A abóbora japonesa é uma cultura muito difundida no Brasil. Originária da América, a hortaliça era parte da base da alimentação Asteca, Inca e Maia. Pertence à família Cucurbitácea, a mesma da melancia, do melão, do chuchu e do pepino.
A abóbora é um fruto rico em vitamina A. Também fornece vitaminas do complexo B, cálcio e fósforo. Tem poucas calorias e é de fácil digestão.
Como todo legume de cor laranja, a abóbora japonesa é rica em betacaroteno. Estudos demonstram que este antioxidante pode ajudar a prevenir alguns tipos de câncer. A abóbora é uma fonte rica de potássio, importante mineral para o controle da pressão arterial.
Embora muitas vezes as sementes sejam descartadas, elas são uma fonte rica de proteína. São ricas em óleo vegetal insaturado, fonte de vitamina E e ricas em vitamina do complexo B.
Para preparar uma porção de sementes de abóbora retire-as com uma colher, lave e deixe secar. Depois as asse em uma assadeira untada a uma temperatura de 120º por aproximadamente uma hora. Tempere a gosto e ficou pronto um ótimo tira gosto.
Por ter sua casca dura, a abóbora japonesa pode ser conservada por até um mês se armazenada em local seco e fresco.
Dica
Cozinhe a abóbora em pedaços grandes com a casca e depois aproveite a casca cozida fazendo farofa ou misturando-a ao arroz ou à carne moída.
 
Valor Nutricional em 100 gramas de abóbora japonesa crua:

Calorias
Proteínas
Lipídeos
Carboidrato
Fibra
Cálcio
39 kcal
1,7 g
0,5 g