Abobrinha

Abobrinha

Abobrinha2.jpgNo Brasil, os dois tipos mais comuns de abobrinha são a italiana - com o fruto alongado sem pescoço - e a do tipo menina, que tem o fruto com pescoço. A italiana é a mais consumida e possui formato alongado e cor listrada de verde escuro intercalada com o verde claro. 

 

A abobrinha tem nutrientes como a niacina e vitaminas do complexo B e é pouco calórica, tem apenas 19 calorias por 100 gramas. É de fácil digestão e possui grande quantidade de água em sua composição. Suas poucas sementes e de tamanho pequeno, podem ser ingeridas. A abobrinha italiana é encontrada de julho a dezembro e a abobrinha menina de setembro a janeiro.

 

Dicas para consumo

 

A abobrinha italiana é muito perecível, por isso compre na quantidade certa. Pode ser conservada por três dias na gaveta de legumes da geladeira. Escolha abobrinhas de casca brilhante e consistência firme, sem partes escuras ou amolecidas. Evite se estiverem murchas, manchadas ou moles. As abobrinhas devem ter no máximo 20 centímetros de comprimento. Quando menores são mais tenras e saborosas.

Na geladeira, podem ser conservadas por no máximo cinco dias. Coloque os frutos sem lavá-los dentro de saquinhos de plástico, na gaveta inferior da geladeira. Se preferir lavá-los antes de guardar, não se esqueça de secá-los com papel toalha ou com um pano limpo. Se houver formação de gotículas de água dentro da embalagem, recomenda-se perfurá-la com um garfo.

Quando já picada e embalada em filme de plástico deve obrigatoriamente ficar sob refrigeração. Preste atenção no prazo de validade e não compre se houver formação de líquido amarelado no fundo da embalagem, o que indica que o fruto está começando a se deteriorar. Prefira comprar frutos com o cabinho, pois eles se conservarão por mais tempo.

Vários temperos combinam com a abobrinha como alho, cebola, pimenta, cebolinha verde, azeite, limão, vinagre, gergelim e manjericão.

A abobrinha pode ser consumida refogada no óleo ou azeite, cozida em saladas frias, com suflê, frita à milanesa, recheada com outras hortaliças, queijo, ovos cozidos ou qualquer tipo de carne. Também pode ser usada como recheio de pratos assados tais como bolo, pizza e pastelões.