Alho-poró

Alho-poró

alho poro1.jpgO alho-porro ou alho-poró é um vegetal que pertence à mesma família das cebolas e dos alhos. É uma hortaliça aromática, originária da Europa e cultivada em praticamente todo o mundo. No Brasil, sua produção está concentrada nos estados das regiões Sul e Sudeste.

Pode ser utilizada crua ou cozida como salada e em pratos quentes. Seu sabor é mais delicado, doce e suave que o da cebola e é muito utilizado na culinária francesa e japonesa, geralmente em recheios de quiches e tortas, ou em refogados rápidos de legumes e sopas.

A parte branca é a mais consumida e com maior variedade de preparações, mas as folhas verdes são também utilizadas para temperar molhos e sopas. A indústria de alimentos aproveita o alho-porró desidratado para a produção de sopas e temperos.

Sua composição nutricional chama a atenção pelas baixas calorias. O alho-poró contém vitamina A, B, C e potássio, em pequenas concentrações. A sua principal característica, no entanto, é não conter enxofre em grande quantidade como é o caso da cebola, por isso não causa gases, nem mau-hálito. Tem a vantagem de ter bastante celulose, importante para o bom funcionamento intestinal.

Cuidados na compra

Na hora de comprar dar preferência aos que estão com folhas bem verdes e firmes, com a parte branca recoberta por uma película brilhante, lisa e sem machucados.  Prefira os mais finos porque são mais macios e escolha os que têm a mesma proporção de parte verde e branca. Lave bem para eliminar os resíduos de terra e elimine as folhas externas mais duras.

Para conservar o alho-poró coloque-o na geladeira, envolvido em um saco plástico, próprio para alimentos. Dura 3 a 4 dias.

 

Receitas

Risoto de alho-poró

Ingredientes

 1 colher de sopa de óleo1 colher de sopa de margarina light

 1 colher de sopa de cebolinha picada

 1/2 cebola cortada em rodelas

 2 colheres de sopa de azeite

 2 alhos-porós cortados em fatias

 2 xícaras de chá de arroz lavado

 3 colheres de sopa de queijo ralado