Amendoim

Amendoim
Muitas vezes confundido com noz, o amendoim é um membro da família da beterraba marinha e seu fruto é do tipo fruto ou vagem. O amendoim tem uma grande importância econômica, principalmente na indústria alimentar.
 
Algumas variedades têm uma grande quantidade de lipídeos e têm sido utilizadas para a fabricação de óleo de cozinha (dão de 45 a 50% de óleo). Em várias regiões de África, o amendoim é moído para cozinhar vários pratos da culinária local, que ficam assim mais ricos em lipídeos e proteínas.
O amendoim é comumente consumido como manteiga de amendoim (em sanduíches, doces ou consumido puro) ou torrado, cozido ou cru. A principal utilização da manteiga de amendoim é em casa, mas grandes quantidades são também utilizadas na produção comercial de sanduíches, doces e produtos de panificação.
Também é largamente utilizado como recheio ou componente de chocolates e bombons. No Brasil, vários produtos alimentícios têm como base o amendoim: paçoca de amendoim, pé-de-moleque, doce de amendoim, entre outros. Também é consumido no formato de bolo e sorvete.
O óleo de amendoim é frequentemente utilizado na culinária, porque tem um sabor suave e queima a uma temperatura relativamente elevada. O amendoim também é usado para a alimentação de aves de jardim.
Os amendoins têm uma variedade de usos na indústria. Tintas, vernizes, óleos lubrificantes, roupas de couro, mobiliário polonês, inseticidas e nitroglicerina são feitos de óleo de amendoim. O sabão é feito de óleo de saponificada, cosméticos e muitos contêm óleo de amendoim e seus derivados. A porção de proteínas do óleo é usado na fabricação de algumas fibras têxteis.
As cascas de amendoim são aproveitados na fabricação de plástico, gesso, abrasivos, e combustível. Eles também são usados para fazer celulose (rayon e utilizado em papel) e mucilagem (cola). A parte aérea da planta de amendoim é utilizada para fazer feno. O bolo de proteína (farelo de bagaços), resíduo do processamento do óleo, é usado na alimentação animal e como fertilizante do solo. Também pode ser usado, como outros legumes e grãos, para fazer um leite sem lactose, como bebida, o leite de amendoim.
 
 
 
Bolo de amendoim com fubá no liquidificador
INGREDIENTES:

 

  • 3 ovos
  • 1 copo de 200 ml de leite
  • 1 copo de 200 ml de açúcar
  • 1 copo de 200 ml de fubá
  • 1 copo de 200 ml de farinha de trigo
  • 1 xícara cheia de amendoim torrado e sem pele
  • 1 xícara de óleo
  • 1 colher cheia de fermento em pó
MODO DE PREPARO
  1. Coloque no liquidificador os ovos, o açúcar, o óleo e bata por alguns segundos. Depois coloque o trigo o fubá e o leite (tem que estar quente) e bata mais um pouco;
  2. Coloque o amendoim, bata e por último coloque o fermento e bata rápido;
  3. Unte a assadeira com farinha e manteiga e asse o bolo em forno médio (180°C), por 50 minutos;
  4. Pode fazer uma calda com 1/2 xícara de amendoim torrado e sem casca e 1 lata de leite moça, 1 colher de margarina, bata tudo no liquidificador e passe para uma panela e cozinhe por 10 minutos mexendo, só para dar uma engrossadinha;
  5. Jogar em cima do bolo depois de pronto e se servir.