Bico-de-papagaio

A poinsétia é uma das mais tradicionais plantas para enfeites e decoração de Natal. Também conhecida como bico-de-papagaio, é originária do México e seu nome científico é Euphorbia Pulcherrima que significa "a mais bela das eufórbias".

 

Sua folhagem pode variar na textura, no porte e no tamanho, assim como as flores que na verdade são bractérias, ou seja, são folhas modificadas que assumem colorações e formas semelhantes às pétalas. Esta mutação serve para atrair insetos que ao posar na planta acabam levando pólen para outros lugares possibilitando o desenvolvimento de novas mudas. Este processo se chama polinização. Bromélia e bougainville, também conhecida como primavera, são outras espécies que na verdade não possuem flores, mas sim brácteas que cumprem o mesmo objetivo. A cor mais conhecida da poinsétia e utilizada na época de Natal é a vermelha, mas também há brácteas em tonalidades amarelo, rosa, branco e até cores mescladas.

 

A produção profissional de poinsétias em vasos consegue deixar as folhas coloridas (brácteas) o ano todo graças à tecnologia de estufas e sombreamento. Na decoração de ambientes ou em casa a cor das folhas coloridas vão ficando verdes podendo até voltar a ganhar coloração diferente em épocas de luz mais curta. Pode ser plantada num jardim, principalmente quando estiver num tamanho que o vaso não comporte mais. Neste caso deve ficar em condição de meia sombra podendo "florescer" no período de maio a setembro, caracterizado por dias mais curtos. Como necessita de umidade para se desenvolver, o ideal é regar 3 vezes por semana, não exageradamente, e todos os dias em períodos de estiagem.

      

A poinsétia está disponível em vários boxes do Mercado de Flores da Ceasa-Campinas, a grande maioria em vasos decorativos nos tamanhos 11 cm, 13 cm e 15 cm.