Cereja

Cereja
A cerejeira ou pé de cereja é o nome dado a várias espécies de árvores originárias da Ásia. É uma árvore ornamental que se enriquece de flores, tornando-se muito bela e atraindo milhares de turistas em todo Japão. É uma árvore que pode atingir até dez metros de altura e que perde suas folhas no inverno, sendo por isso chamada de caducifólia.
Algumas espécies de cerejeira são frutíferas e outras são produtoras de madeira nobre. Os frutos da cerejeira são conhecidos como cerejas, algumas delas são comestíveis.
As cerejas são frutos pequenos, arredondados, podendo apresentar diversas cores, sendo o vermelho a mais comum entre as variedades comestíveis. A cereja doce (Prunus avium) de polpa macia e suculenta é servida ao natural, como sobremesa. A cereja ácida ou ginja (Prunus cerasus), de polpa bem mais firme, é usada na fabricação de conservas, compotas e bebidas licorosas.
Quando consumida in natura tem propriedades refrescantes, diuréticas e laxativas. É rica em ácido salicílico sendo por isso indicada no tratamento e combate ao reumatismo, gota, artrite e redução de ácido úrico.
É uma fruta de baixa caloria e alto teor de fibras, o que auxilia no funcionamento do intestino. Por possuir altas concentrações de antocianina, a cereja fresca é considerada um anti-inflamatório natural, prevenindo inflamações e acalmando dores no corpo. Suas sementes - encontradas no interior da fruta - têm propriedades vermífugas e diuréticas.
A cereja é rica em vitaminas A, B e C, além de conter cálcio, ferro, fósforo e proteínas. O fruto da cerejeira é muito apreciado por combater os radicais livres e ajudar na digestão. Como a cereja é muito rica em tanino, se consumida em excesso pode provocar problemas estomacais, não sendo aconselhável consumir mais de 200 ou 300 gramas da fruta por dia.
 
Receita
 
Geléia de Cerejas
Ingredientes:
·         400g de cerejas frescas
·         1 limão
·         5 colheres de sopa de açúcar
Modo de Preparo:
Lave bem as cerejas, corte-as ao meio retirando os caroços.
Coloque em uma panela, junte o açúcar.
Em fogo baixo, mexa até que as cerejas comecem a soltar seu suco, neste momento desligue o fogo e amasse levemente com um espremedor de batatas.
Acrescente o suco de 1 limão, ligue novamente o fogo e mexa sem parar até que a mistura fique com consistência de geléia
Rendimento: Aproximadamente 200g
Dica: Esta geléia também pode ser utilizada para cobertura das famosas tortas italianas e também fica muito gostosa com sorvete.