Clerodendro

Clerodendro

clerodendo2.jpgO gênero Clerodendron compreende várias espécies ornamentais que diferem quanto à forma e coloração das folhas, como também apresentam variação nas flores. No caso do Clerodendron quadriloculare, conhecico como clerodendro, é uma destas variedades que quando plantado comporta-se como uma planta arbustiva.

 

Porém, com o passar do tempo, se não for podado, ele poderá atingir até 7 metros de altura, podendo ser conduzido para se tornar uma pequena árvore.

 

É também uma opção para se ter uma planta florida na estação do inverno. Sua floração se inicia no meio desta estação estendendo-se até o início da primavera.

 

Quando florido, este clerodendro apresenta numerosas flores agrupadas, de coloração rósea salmão, com agrupamentos que chegam a atingir até 20 centímetros de diâmetro. O contraste da coloração de suas folhas, em verde escuro, com estes grupos de flores confere à planta um belo efeito ornamental.

 

Nativo das Filipinas, o clerodendro é indicado para a composição de jardins em regiões tropicais e subtropicais, em locais de meia-sombra ou sol pleno. Porém, seu florescimento é mais abundante quando está plantado em locais de sol pleno. Pode ser plantado isoladamente, ou ao longo de muros e paredes, ou, para formar canteiros mais altos.

 

Ainda pouco utilizado em projetos paisagísticos ou jardins, é uma planta de fácil cultivo, não sendo indicado para regiões onde ocorrem geadas.

 

É encontrado no Mercado Permanente de Flores da Ceasa-Campinas sendo comercializado em mudas unitárias com até 1,6 metro de altura.