Cymbidium

Neste período mais frio, a partir de maio, cresce no mercado a oferta de cymbidium, uma das espécies de orquídeas mais populares e comercializadas.   São plantas muito vistosas, em função de sua folhagem decorativa e de sua floração exuberante, com hastes florais que atingem mais de 40 cm de altura, repleta de flores de 3 cm a 7 cm de diâmetro. Cada vaso pode ter de uma até quatro hastes floridas nas cores amarelo, verde, branco, rosa claro e escuro, com flores que duram até dois meses.

 

Muito utilizada para decoração de interiores, a cymbidium não é indicada para ambientes externos, pois não pode ser exposta a pleno sol. Mas deve permanecer em locais iluminados e de preferência serem regadas com água gelada, ao final da tarde, pois é uma planta originária da Ásia tropical e temperada, locais em que encontramos clima frio e quente bem definidos, importante para o pleno desenvolvimento desta orquídea.

 

Como necessitam de muita matéria orgânica para seu perfeito desenvolvimento recomenda-se a adubação. Para que o vaso volte a florir uma vez por ano, a dica é utilizar adubos para brotação e adubos para floração. Encontramos estes insumos em lojas especializadas de produtos agrícolas. Fazendo a adubação adequada, uma nova haste brotará (a mesma haste floresce uma só vez) e acabará florindo no próximo ano.

Encontramos a cymbidium em vasos para decoração de mesas ou até vasos maiores, de 40 cm de altura, para serem colocadas diretamente no chão, decorando o ambiente.  Também são comercializadas como flor de corte utilizadas para confecção de buquês de noivas, decoração de mesas e arranjos florais.