Ervilha

Ervilha

ervilha2_home.jpgNativa da Ásia ocidental, a ervilha teria sido cultivada por gregos e romanos e levada à Índia, onde é muito consumida até hoje. Durante a Idade Média era uma boa alternativa entre os mais pobres da Europa por ser barata, saciar a fome e fornecer bom aporte de proteínas. No fim do século 19, quando vegetais enlatados se tornaram comuns, figurava entre os mais populares. Mais tarde, os escoceses a veneravam a ponto de consumi-la até com espaguete.

A ervilha oferece muitos benefícios à saúde, variando conforme a espécie do grão. Além de ser rica em proteína, podemos afirmar que os grãos possuem sais minerais, como cálcio, fósforo, ferro, enxofre, potássio e cobre, elementos que são constituintes estruturais dos tecidos do corpo e reguladores orgânicos que controlam os impulsos nervosos. A leguminosa também possui vitaminas A, importante para a visão e para a formação de ossos; vitaminas do complexo B, que atuam no metabolismo energético; e vitamina C, importante nos processos de cicatrização.

As ervilhas são classificadas como leguminosas e quando combinadas com grãos (arroz, milho) formam proteínas completas. Os grãos são ricos em fibras solúveis, que auxiliam no controle de colesterol sanguíneo e da glicemia e aumentam a saciedade. As vagens (ervilha torta) são ricas em fibras insolúveis que melhoram o funcionamento intestinal.

De aparência bem diferente da ervilha comum, a ervilha-torta é macia e costuma ser desprovida de grãos. Suas vagens firmes e brilhantes devem ser cozidas al dente, mas também podem ser fritas em manteiga com salsa e cebolinha.

No momento da escolha, algumas observações devem ser seguidas. As ervilhas frescas devem ter vagens limpas, cheias, firmes e cor verde clara; os grãos secos, não devem ser muito quebrados, nem apresentar excesso de sujeiras; e as em conserva, devem estar acondicionadas em recipientes adequados (as latas não devem estar estufadas e nem enferrujadas), não devendo estar amolecidas e nem com cheiro azedo. A melhor época para comprar a fresca é entre junho e outubro.

No mercado podem ser encontradas frescas, secas, congeladas ou enlatadas. A ervilha possui sabor e textura agradável, por isso sua aplicação na culinária é ampla, podendo ser utilizada na preparação de sopas e saladas. Acompanham bem assados e carnes, além de rechear panquecas, omeletes e enriquecer os molhos e as tortas.

 

Salada de ervilha torta

 

Ingredientes

  • 1 maço de agrião fresco
  • 250 gramas de ervilhas tortas cozidas
  • 2 beterrabas descascadas, cozidas e cortadas em tiras

    Tempero