Inhame

Inhame

cara4.jpgO inhame é um tubérculo de fácil digestão que pertence à família Arácea, assim como o cará e a taioba. Originário da Ásia, espalhou-se para a América através da África e vem sendo cultivado a mais de 2.400 anos na Índia. No Brasil os melhores meses para compra são de junho a setembro.

 

O inhame é consumido cozido em sopas, refogados, saladas, pães e até em pratos doces como bolos e tortas. Também pode ser industrializado na forma de farinha. Quando descascado e se não for utilizado imediatamente é preciso deixá-lo em uma vasilha com água para que não escureça.

 

O cozimento pode ser feito em água ou no vapor, sempre evitando deixar o produto ao fogo por tempo excessivo, para que não ocorra grande perda de vitaminas. inhame4.jpg

 

O inhame com casca não precisa ser mantido em geladeira para ser conservado, pois dura por até 10 semanas em condição natural desde que mantido em local arejado, escuro e seco. Quando colocados em geladeira doméstica, deve ficar na parte inferior, dentro de sacos de plástico. Se houver formação de gotículas de água dentro da embalagem recomenda-se perfurá-la com um garfo. Para congelar a dica é lavar bem o tubérculo, descascar e cozinhar até que fique macio.

 

Propriedades nutritivas

 

Devido á grande quantidade de carboidrato o inhame é uma fonte de energia, além de conter fósforo, ferro, cálcio e vitaminas B1 e B5. É indicado no tratamento e prevenção de reumatismo, artrite, ácido úrico, inflamações, infecções (furúnculo, quistos sebáceos, espinhas, unha encravada, hemorróida, sinusite, apendicite), viroses e micoses.

 

Tem poder desintoxicante e depurativo e relatos de uso do inhame no combate aos males da tensão pré-menstrual e para  aliviar os sintomas e regular o fluxo menstrual em mulheres. O inhame também protege de doenças transmitidas por mosquito como malária, dengue e febre amarela.   

       

 

Receitas

 

 

Inhame com mel e temperos

 

  • Experimente servir o inhame cozido coberto com mel no café da manhã ou como sobremesa.

  • Também pode ser temperado, depois de cozido, com açúcar mascavo, noz-moscada, cebola, cebolinha, sal, salsa, pimenta e açafrão.