Ipê branco

Ipê branco
O ipê branco é uma árvore brasileira cujo nome popular é originário do tupi guarani e significa “árvore de casca grossa”.
 
A árvore é extremamente ornamental, muito apreciada pela beleza de seu exuberante florescimento, que acontece nos meses de agosto a outubro, época em que a maioria das folhas cai, permanecendo apenas as flores na planta.
 
Das árvores da família dos ipês, o ipê branco é a espécie que apresenta uma menor durabilidade das flores, permanecendo florido geralmente de 4 a 5 dias.
 
É uma planta muito procurada para paisagismo em geral, principalmente para arborização de ruas, avenidas, praças e jardins, em função de não apresentar um porte muito grande.        
 
O ipê branco é uma árvore considerada de pequeno ou médio porte, pois alcança de 7 a 16 metros de altura, com tronco medindo de 40 a 50 centímetros de diâmetro.
 
É uma planta de fácil cultivo, não sendo muito exigente em cuidado. Adapta-se a terrenos pobres, até secos e pedregosos, sendo também utilizada em projetos de reflorestamentos para a recomposição arbórea da região a ser reflorestada.
 
O ipê branco é encontrado no Mercado de Flores da Ceasa Campinas em mudas unitárias que medem de 40 centímetros de altura – indicadas para reflorestamento - até mudas maiores com 2,50 metros de altura.