Limão

Limão

limao2.jpgO limão é um fruto cítrico produzido pelo limoeiro, uma árvore perene de pequeno porte, do gênero Citrus, que é parte da família Rutaceae. O limoeiro é de origem asiática e cultivado em várias partes do mundo.

Em 1742, os limões foram utilizados para combater o escorbuto (doença que provoca hemorragias na boca e dores por falta de vitamina C). Mas só em 1928 a ciência descobriu que a substância do limão que combatia esta doença era a vitamina C da fruta que foi batizada de ácido ascórbico.

As variedades mais conhecidas do limão são: tahiti, cravo, galego e siciliano. A fruta possui uma substância própria denominada limoneno que protege o corpo contra os efeitos destrutivos dos radicais livres.

Como o limão é capaz de eliminar as toxinas do organismo, ele impede que o ácido úrico se acumule e previne artrite, nefrite (inflamação dos rins) e calculo renais. A fruta ainda desintoxica o organismo, pois regula o intestino e promove o bom funcionamento do fígado.

Os efeitos antioxidantes e alcalinizantes permitem que o limão "limpe" o sangue e proteja veias e artérias, pois ajuda a eliminar o colesterol ruim (LDL), reforça a parede dos vasos, dá elasticidade às artérias e impede a coagulação excessiva do sangue. Com o sangue livre do excesso de substâncias prejudiciais, há menos riscos de desenvolver problemas cardiovasculares.

Apenas um limão é capaz de fornecer a quantidade diária recomendada de vitamina C. Como ela se perde rapidamente quando a fruta entra em contato com o ar, é importante consumir o suco da fruta logo após ser extraído. Esse poderoso nutriente participa da produção de anticorpos no organismo. Sua falta pode causar dores nas articulações, cansaço, inflamações nas gengivas e irritações na pele. E é também por causa dessa vitamina que o limão previne e combate a anemia, pois ajudada a absorver o ferro presente na fruta e em outros alimentos consumidos nas refeições.

A casca do limão possui óleos essenciais que trazem benefícios extras à saúde como o auxilio na prevenção de câncer e a eliminação de toxinas no organismo, além de ter potente atividade antioxidante. A parte branca do limão, que fica entre a polpa e a casca, é rica em pectina, uma fibra solúvel que controla o nível de insulina (hormônio responsável pela absorção de glicose nas células) e assim previne o diabetes tipo 2.

 

Receita

 

Limonada de maçã

Ingredientes:

·         2 maças verdes descascadas

·         Suco de 1 limão

·         ½ xícara de folhas de hortelã lavadas

·         1 copo de água mineral

 

Modo de Preparo:

Bata tudo no liquidificador e sirva com pedras de gelo.