Mamão

Mamão

mamao2.jpg

Maduro e ao natural, o mamão constitui um excelente alimento, pois é rico em sais minerais como cálcio, fósforo, ferro, sódio e potássio, que participam na formação de ossos, dentes e sangue, evitam a fadiga mental, produzem energia e ajudam a manter o equilíbrio interno do organismo. A fruta tem ainda vitamina A, que protege a pele e a visão; e vitamina C, que fortalece a imunidade, os ossos e gengivas e combate radicais livres.

O consumo do mamão é recomendado pelos nutricionistas por se constituir em um alimento rico em licopeno (média de 3,39 mg em 100g), vitamina C e minerais importantes para o organismo. Quanto mais maduro, maior a concentração desses nutrientes. Considerado saboroso e digestivo, o mamão é um alimento que facilita as funções intestinais.

O mamão tem um alto teor de papaína, uma enzima proteolítica que é usada em medicamentos para tratamento de distúrbios gastrointestinais e para reabsorção de hematomas. A substância também é utilizada como amaciante de carnes.

Mamões são consumidos in natura, em saladas e sucos. Na culinária, ele dá um sabor adocicado aos peixes e aves. Uns poucos pedaços no cozido amaciam a carne. A fruta está disponível nas feiras e mercados o ano todo, mas é nesta época, entre setembro e novembro, que ela pode ser encontrada com melhor cor, tamanho e sabor. 

Esta fruta está boa para o consumo quando não apresentar rachaduras, buracos e picadas de insetos. Além disso, deve ter casca firme. Quando ainda verde, deve ser embrulhado em jornal e guardado em um local fresco e escuro.

 

Receitas

 

Carpaccio de mamão

 

Ingredientes:

1 mamão papaya

1 folha de hortelã

Calda

1 xícara (chá) de suco de laranja

1 colher (chá) de amido de milho

Modo de Preparo:

 

Descasque o mamão, corte-o em fatias bem finas.  Utilize uma faca afiada. Monte em um prato as fatias, uma seguida da outra.

 

 

Calda