Monguba

Monguba

mongaba1.jpgÁrvore nativa do Brasil, a monguba (Pachira aquatica) de alguns anos para cá, vem sendo muito utilizada em projetos paisagísticos, principalmente na arborização de ruas, avenidas e estacionamentos.

 

Apesar de serem originárias de locais úmidos, de terrenos alagadiços ou brejosos, elas se adaptam facilmente às mais diversas condições de solo e de clima no Brasil.

 

É uma árvore frondosa, com copa densa e arredondada, oferecendo um sombreamento excepcional. Apresenta flores grandes, de cor amarela com as pontas avermelhadas, conferindo à árvore uma decoração muito ornamental.monguba2.jpg

 

Produzem anualmente grande quantidade de frutos, de tamanhos que variam de 8 a 10 centímetros. Devido ao tamanho dos frutos não é muito aconselhável o plantio em locais de muita freqüência de pedestres, pois estes podem causar acidentes quando caem inteiros, o que raramente acontece.

 

Dentro destes frutos encontramos castanhas que são comestíveis podendo ser consumidas cruas ou assadas. Em algumas regiões estas castanhas são transformadas em farinha, bastante nutritiva, para ser utilizada substituindo o café e o chocolate com leite.

 

Encontramos a monguba sendo comercializada no Mercado Permanente de Flores da Ceasa-Campinas em mudas unitárias que variam de 80 centímetros até em tamanhos maiores de 1 até 3 metros de altura.