Nozes

Nozes
A noz mariposa, comumente conhecida como “noz”, é originária da Europa e Ásia. Na década de 1970 foi trazida para no Brasil mudas da espécie pecã. Ambas compartilham as mesmas propriedades nutricionais.
Devido o alto teor de ômega 3 e ômega 6 as nozes ajudam a aumentar as taxas do colesterol bom, o HDL, e manter baixas as taxas do colesterol ruim, o LDL. Também possuem significativa quantidade de vitaminas E, B6, B1, B2 e dos minerais cálcio, fósforo, magnésio e potássio.
Fortalecem a saúde dos ossos e dos dentes e também prevenirem a formação de coágulos no sangue. Têm nutrientes com ações anti-inflamatória e poderosos antioxidantes, que combatem os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce das células e ajudam a prevenir o câncer.
A parte comestível é a semente, que fica protegida de uma casca muito dura. Os chineses há muito tempo já conheciam suas propriedades e os antigos já recomendavam o consumo de uma noz por dia para proteger o coração.
Mesmo com tantos benefícios, não podemos exagerar. Cada 100 gramas de nozes possui 620 calorias. Para usufruir dos benefícios, basta comer cinco nozes (28 gramas) ao longo do dia. Isso equivale a 174 calorias, o que é equivalente a duas barras de cereal.
A forma de consumo pode ser in natura, mas é comumente utilizada em preparações doces como bolos, tortas e bombons. Entretanto, também pode ser utilizada em preparações salgadas, como em um queijo de nozes.
Receita
 
Queijo de nozes

Ingredientes:
  • 2 xícaras de nozes sem casca
  • 2 colheres de sumo de limão
  • 3 dentes de alho
  • 1 colher (chá) de sal marinho
  • 1/2 xícara de manjericão fresco
  • 1/2 xícara de água
Preparo:

Coloque tudo, menos a água, no processador com a lâmina S, e comece a bater. Vá adicionando a água devagar até virar uma mistura cremosa, macia e homogênea. Pronto! Pode ser servido com bolachinhas, com uma fatia bem fina de tomate, um pedacinho de azeitona preta e uma folha de baby rúcula pra enfeitar.
 
Fontes:
·         Revista Viva Saúde