Rosa

Pertencente à família Rosaceae, a rosa é uma das flores mais populares e das mais comercializadas no país. É utilizada em quase todos os arranjos e decorações florais. É uma das mais antigas flores comercializadas para decoração de ambientes.

 

É ofertada em mudas, as chamadas roseiras, ou também trepadeiras utilizadas para plantio em jardins. Também encontramos a rosa em vasos principalmente as mini-rosas, em potes de 14 e 15 centímetros de diâmetro que são muito utilizadas para decoração de ambientes internos ou externos

 

Como flor cortada, em hastes, a rosa é usada pelos floristas para decoração de festas e eventos e também para compor buquês. É a principal flor mais procurada do setor de flores e folhagens cortadas da Ceasa-Campinas.

 

Nos últimos anos têm sido desenvolvidas novas variedades de rosas no mercado com as mais variadas cores, de várias tonalidades e tamanhos. Podemos encontrar rosas nas tradicionais cores brancas, vermelhas, amarelas e rosas, como também encontramos nas cores lilás, marrom, salmão, creme, verde, entre outras variadas tonalidades.

 

Como flor cortada, é ofertada em três tamanhos de hastes: rosas de cabo curto (geralmente de 0,40 a 0,60 cm de comprimento das hastes), rosas de cabo médio (geralmente de 0,60 até 0,90 cm de comprimento das hastes); e rosas de cabo longo (acima de 0,90 cm de comprimento das hastes).

 

A rosa utilizada em jardins é de fácil cultivo, necessitando de sol pleno, de terra fértil e bem permeável para se desenvolver. Nas épocas quentes deve ser irrigada diariamente, e em épocas de temperaturas mais amenas, três vezes por semana.

 

Em arranjos e confecções florais em vasos com água, para sua maior durabilidade  deve-se diariamente trocar a água do recipiente, bem como cortar a ponta das hastes, para que se mantenha bela por vários dias no vaso. 


 

A comercialização da rosa como flor de corte é altamente aquecida em algumas épocas do ano, como na data comemorativa do Dia Internacional da Mulher, Dia das Mães (como acontece agora no mês de maio), Dia dos Namorados, e no mês de dezembro, para as festas de casamentos, formaturas e confraternizações em empresas.