Salsa

Salsa

salsa.jpgA salsa (Pisum sativum L) é uma erva aromática que pertence à família umbellifera e, de acordo com a literatura em plantas, surgiu no Mediterrâneo há mais de 2 mil anos. Na Grécia, era considerada de grande importância não só pelo uso culinário como medicinal. Também é conhecida popularmente como salsinha, salsa-de-cheiro ou salsa-das-hortas. São duas as espécies mais usadas: a salsa lisa e a salsa crespa.

 

É rica em bioflavonóides, antioxidante que combate a ação danosa dos radicais livres, moléculas que causam o envelhecimento das células. Toda essa ação é responsável por prevenir o surgimento do câncer, já que mantém as células intactas e funcionando a todo vapor.

 

Outro nutriente encontrado em quantidade significativa na salsa é a vitamina C que desempenha papel importante no sistema imunológico do organismo. Há também presença de vitaminas A, B e acido fólico. Entre seus benefícios o ácido fólico é muito importante para prevenção do ataque cardíaco e acidente vascular cerebral (AVC), pois ele diminui os níveis de hemocisteína, um aminoácido produzido pelo organismo, que, ao não ser metabolizado, se transforma em fator de risco para o surgimento da arterosclerose (placas de gordura que bloqueiam as artérias).

 

Ao comprar a erva fresca dê preferência às de cor verde escura. Dispense ramos murchos e amarelados e com marcas de picadas de insetos. Para consumir, retire as partes ruins, lave em água corrente e coloque a salsa emersa em solução clorada por 15 minutos. A medida correta é de uma colher (sopa) de cloro próprio para alimentos para cada um litro de água. Enxague em água corrente. Para armazenar é recomendável conservar em geladeira dentro de um recipiente fechado.

 

 

Receita

 

Patê de salsa

 

·         1 unidade de berinjela grande

·         1 maço de salsa (inteiro)

·         ¾ xícara (chá) de azeite de oliva

·         1 pitada de noz moscada

·         ¼ xícara (chá) de azeitona verde

·         Sal a gosto

 

Após higienizar, pique a salsa com os talos. Cozinhe a berinjela e depois bata no liquidificador com os outros ingredientes. Leve à geladeira por alguns minutos e sirva frio. Procure conservar em potes de vidro fechado,  na geladeira e sirva com pães, torradas, etc.