Tangerina

Tangerina

tangerina2.jpgNeste período de frio nada melhor que se proteger com uma boa alimentação. Uma das boas opções é aproveitar a safra das tangerinas, também conhecida como mexerica ou bergamota, fruta de alto valor nutritivo. As espécies mais cultivadas são: ponkan, dancy, cravo, montenegrina e murcote, esta última é um híbrido de tangerina e laranja.

Seu valor nutritivo varia de acordo com a espécie, mas é sempre fonte apreciável de vitaminas A, B e C e, em menor grau, de sais minerais como cálcio, potássio, sódio, fósforo e ferro.

A vitamina C, junto com o cálcio e o fósforo, são essenciais para o desenvolvimento de dentes e ossos e para a vitalidade dos vasos sanguíneos. A vitamina A é indispensável para a saúde da visão, da pele e aumenta a resistência a infecções. As vitaminas do complexo B estimulam o apetite, o crescimento e fortificam os nervos.

A tangerina é indicada para pessoas de qualquer idade, devendo ser ingerida com bagaço para facilitar a formação de resíduos que melhoram o funcionamento dos intestinos.

Para compra o melhor é escolher as que não estiverem expostas ao sol por muito tempo. Isso faz com que se perca grande quantidade de elementos nutritivos, principalmente a vitamina C. A tangerina de boa qualidade deve ser pesada, de cor brilhante e intensa.

Conserva-se em geladeira por duas a três semanas e seu período de safra vai de abril a setembro. Além de sua forma natural, a tangerina pode ser consumida em mousses, geléias,  saladas, bolos,  doces, sucos, pudins, molhos e outros.  

 

Receita

Bolo de tangerina

Ingredientes

·         1 colher de sopa de fermento em pó

·         1 tangerina sem casca e sem sementes

·         1 xícara de chá de suco de tangerina concentrado

·         1 xícara de chá de açúcar