Alimentação Escolar promove workshop sobre restrição alimentar

O Departamento de Alimentação Escolar (DAE) da Ceasa Campinas promoveu no último dia 22 de novembro o workshop Restrição Alimentar e Cozinha Criativa, voltado a educadores, gestores e cozinheiras das escolas das redes municipal, estadual e entidades conveniadas à Secretaria Municipal de Educação. O evento - em parceria com a PUC Campinas e Metrocamp – foi realizado na cozinha da PUC e abordou de forma prática um assunto de muita relevância e incidência no ambiente escolar, que são as restrições alimentares.

Pessoas com restrições alimentares sofrem cada dia mais com a falta de acessibilidade quanto à sua alimentação, seja pela falta de opções de alimentos alternativos, seja pelo difícil acesso aos alimentos ou pela falta de conhecimento à prática culinária. “Quando se trata de crianças, o problema se torna ainda mais grave. Atualmente, aproximadamente 6% a 8% das crianças em grupos de 0 a 5 anos de idade, e 2% a 3% dos adultos sofrem de alguma alergia ou intolerância alimentar”, explica a gerente da Alimentação Escolar, Júlia Amorim.

Além da aula teórica, o workshop também contou com aula prática em que os participantes colocaram “a mão na massa”, compartilhando conhecimentos e experiências culinárias com muita criatividade. Segundo Júlia, todas as receitas foram desenvolvidas “pensando em levar qualidade de vida às pessoas que, por algum motivo, devem restringir alimentos como leite e glúten da sua alimentação, além de ser de fácil acesso, fácil preparo e baixo custo”.