Ceasa-Campinas forma 3ª turma do projeto gastronômico 'Extensão Cozinha'

Ceasa-Campinas forma 3ª turma do projeto gastronômico 'Extensão Cozinha'

A Ceasa-Campinas, em parceria com a Universidade São Francisco (USF), realizou na tarde desta quinta-feira, dia 15 de dezembro, a formatura de dez alunos da terceira turma do projeto de Extensão Cozinha Ceasa. Foram dois meses de curso e 15 aulas teóricas e práticas ministradas por chefs docentes dos cursos de Gastronomia, de Nutrição e de Administração da USF.
  
O “Extensão Cozinha” é um projeto de qualificação em gastronomia e nutrição voltado às famílias atendidas pelo Instituto de Solidariedade para Programas de Alimentação (ISA). O certificado do curso de extensão é reconhecido pela USF e pelo Ministério da Educação, dando condição aos alunos de pleitear vagas profissionais qualificadas.
  
Para o presidente da Ceasa, Valter Greve, o projeto Extensão Cozinha é uma importante iniciativa de cunho social que forma e qualifica profissionais para atuar nos diversos segmentos da gastronomia. “Os alunos saem do curso certificados e preparados para atuar num mercado de trabalho diversificado que abrange bares, restaurantes e hotéis, por exemplo” frisou.
  
Valter Greve lembra, ainda, que os alunos aprendem sobre a alimentação saudável e utilização integral dos alimentos, uma ferramenta importante para evitar desperdícios. Entre os temas abordados ao longo do curso estão cozinha básica, cozinha brasileira, cozinha italiana e oriental, panificação e confeitaria. Os alunos também aprenderam técnicas de cutelaria (manuseio e afiação correta de facas), higiene e manipulação de alimentos, e cortes de legumes e carnes.
  
O ISA funciona dentro do entreposto campineiro e arrecada o excedente de hortifrútis nos mercados da Ceasa. O material é distribuído a famílias carentes e entidades de Campinas.
  
Além dos formandos, participaram da solenidade de formatura o presidente da Ceasa representando o prefeito Dário Saadi; o diretor Administrativo e Financeiro da Ceasa, Guilherme Lobo; o presidente da USF, Frei Thiago; e os professores do curso. O evento foi realizado no anfiteatro do campus da USF em Campinas, localizado no bairro Swift.

Clique aqui para ler a reportagem original no site da Prefeitura de Campinas

Galeria de fotos
  • Ceasa-Campinas forma 3ª turma do projeto gastronômico 'Extensão Cozinha'