Ceasa Campinas implanta novo modelo de fornecimento de energia

Ceasa Campinas implanta novo modelo de fornecimento de energia

Um novo modelo de fornecimento de energia elétrica entrou em funcionamento no complexo da Central de Abastecimento – Ceasa Campinas - no início deste mês. Trata-se da migração do mercado cativo (fornecimento padrão) para a aquisição de energia para o mercado livre (que funciona como uma bolsa de valores). A medida beneficia os mais de 800 permissionários dos mercados do entreposto. 

Segundo o presidente da Ceasa, Valter Greve, o novo modelo de fornecimento de energia vai gerar uma economia de, no mínimo, de R$ 10 milhões nos próximos cinco anos. Na avaliação dele, essa economia vai impactar nos preços para o consumidor final e proporcionar um fôlego financeiro para os permissionários, podendo resultar em investimentos e melhorias em infraestrutura.

“Para a Ceasa, reduzir custos do permissionário é importante para que essa economia reflita nos preços dos produtos, de forma que podemos beneficiar o consumidor final na aquisição dos alimentos in natura de forma mais acessível economicamente” afirma Greve.

Com um consumo de cerca de 800.000 Kwh/mês, o presidente ressalta que a conta de energia elétrica representa, em média, 22% do rateio total dos permissionários. “Pela sua relevância, vinhamos trabalhando firmemente nos últimos anos, desde o início da gestão, na busca de uma alternativa moderna para, na medida do possível, reduzir os custos”, comentou.

Mercados de energia

O mercado livre de energia é o oposto do mercado regulado, sendo possível a realização de contratos bilaterais de curto, médio ou longo prazos. 

Os consumidores livres compram energia diretamente dos geradores ou de comercializadores, através de contratos bilaterais com condições livremente negociadas, como preço, prazo, volume, entre outras. Cada unidade consumidora paga uma fatura referente ao serviço de distribuição para a concessionária local (tarifa regulada) e uma ou mais faturas referentes à compra da energia (preço negociado de contrato).

Já os consumidores cativos são os que compram energia das concessionárias de distribuição às quais estão ligados. Cada unidade consumidora paga apenas uma fatura de energia por mês, incluindo o serviço de distribuição e a geração da energia, e as tarifas são reguladas pelo governo.

 

Acesse aqui a publicação original.

Galeria de fotos