Ceasa: plantas precisam de cuidados especiais com as baixas temperaturas

Ceasa: plantas precisam de cuidados especiais com as baixas temperaturas

Nesta época de temperaturas mais baixas, entre os meses de junho e agosto, quando os dias são mais secos há alteração no comportamento das plantas. O período exige uma atenção especial das espécies que não se adaptam ao clima e ficam em estado de dormência no período, como a jibóia, a samambaia, as peperômias e as begônias. Uma das principais recomendações é a frequência da rega, mas também cuidados com a adubação e a poda são importantes.

 

Segundo o permissionário do Mercado de Flores da Central de Abastecimento (Ceasa) de Campinas Vanderlei Bueno Júnior, a principal observação é com o ambiente onde a planta está exposta. Para aquelas que ficam em área externa, a recomendação é que seja evitada a rega das folhas durante a noite devido à possibilidade de geada, orienta. "Já as que estão protegidas por cobertura, precisamos observar a frequência da rega, porque os dias ensolarados e secos podem aumentar a incidência da evaporação da água no solo", afirma Júnior.

 

Nilson Longhi, também permissionário da Ceasa, afirma que as plantas que são mantidas em área interna ou coberta ficam mais resistentes ao frio. Mesmo assim, alerta ele, "precisamos ficar atentos à rega para que as plantas não fiquem desidratadas".

 

Durante o inverno, muitas plantas deixam de apresentar novas brotações, frutos e flores. A exceção fica para as espécies típicas dessa época que fazem o movimento contrário, como é o caso dos ipês e das azaleias, duas plantas que florescem justamente nessa época do ano.

 

Dicas para proteger as plantas no inverno

Reduza a frequência das regas – nesta época, o excesso de água é prejudicial para as plantas e ainda pode contribuir com a proliferação de fundos e causar o apodrecimento das raízes, por isso a recomendação é criar intervalos mais longos entre uma rega e outra.

 

Regue as plantas pela manhã – procure fazer as regas no decorrer da manhã. Assim, elas terão o dia todo para evaporar a água que não for absorvida, evitando o acúmulo de umidade que pode causar a proliferação de fungos.

 

Suspender a adubação – no período, as plantas estão em estado de dormência, por isso não precisam de adubação. O metabolismo lento das plantas nessa época impede a absorção dos os nutrientes.

 

Favoreça a luz natural – o inverno, especialmente nas regiões sul e sudeste do Brasil, os dias ficam nublados e com pouco sol, portanto, tenha o cuidado de aproximar suas plantinhas da fonte de luz natural como é o caso das portas e janelas. Assim, elas conseguem fazer a fotossíntese com mais facilidade e ficam saudáveis.

 

Podas de limpeza – o inverno é a melhor época para podar as plantas, afinal, elas se encontram em estágio de dormência e não sofrem tanto. Faça a tradicional poda de limpeza, removendo todas as folhas secas, amareladas e apodrecidas. Ao retirar as folhas velhas, você também reduz as chances de pragas.

 

acesse aqui a publicação original

Galeria de fotos