Festas juninas movimentam o Mercado de Hortifrutigranjeiros da Ceasa

Festas juninas movimentam o Mercado de Hortifrutigranjeiros da Ceasa

A temporada das tradicionais festas juninas, celebradas nos meses de junho e julho, movimenta o Mercado de Hortifrutigranjeiros da Ceasa-Campinas. O aumento do volume de comercialização fica por conta dos itens que fazem parte dos principais pratos típicos da celebração popular, como o gengibre, o milho verde, o pinhão, a batata-doce e o coco seco. É esperado 30% a mais nas vendas dos itens típicos.

Para produção do tradicional quentão e demais bebidas típicas da festa junina, a procura pelo gengibre aumenta em 90%. A procura pelo milho verde costuma aumentar em 40%, ou seja, 204.520 kg a mais de venda. Para a batata-doce, o consumo aumenta em  27% (928.379 kg) no período. Já a comercialização do coco seco sobe em média 20% (200 toneladas).

O permissionário Marcos Donizete Gruas diz que o pico da comercialização do pinhão são os meses de junho e julho. ““Movimentamos um volume de mais de 100 toneladas nesta época do ano”, afirma o comerciante. O pinhão é um fruto nativo proveniente da árvore da araucária.

Os principais pratos típicos de festa junina são pamonha, curau, bolo de milho, pinhão, pipoca, paçoca, pé de moleque, canjica, cachorro-quente, arroz-doce, cuscuz e tapioca.

 

acesse aqui a publicação original

Galeria de fotos