Nutritivos, caldos e sopas são sugestões da Ceasa para aquecer o inverno

Nutritivos, caldos e sopas são sugestões da Ceasa para aquecer o inverno

Caldos e sopas são excelentes opções de cardápio para consumir no inverno. São preparações nutritivas e que aquecem o metabolismo. A nutricionista Camila Porto, do Departamento de Alimentação Escolar da Ceasa-Campinas,

diz que com as temperaturas baixas do inverno o organismo precisa se proteger do frio com a aceleração do metabolismo, demandando mais energia para manter o corpo aquecido. 

Conforme a nutricionista, as raízes e tubérculos como mandioca, mandioquinha, batata, inhame, beterraba, cenoura e batata-doce são fontes de energia essencial para a manutenção da temperatura corporal nos dias mais frios. 

“Sopas e caldos, quando preparados com uma variedade de legumes, vegetais e fontes de carboidratos e proteínas são, sim, refeições completas e nutritivas  que substituem perfeitamente o almoço ou jantar", diz Camila Porto.

Vale ressaltar a importância de adicionar alimentos de todos os grupos para ter uma preparação nutricionalmente equilibrada, afirma a nutricionista. Ela destaca que a sopa deve ser constituída por uma fonte de proteína como carne, frango ou ovo, um carboidrato como arroz, batata ou mandioquinha, leguminosas como feijões, grão-de-bico e ervilha, e verduras e legumes que complementem as necessidades das vitaminas e minerais fundamentais para manter o equilíbrio do organismo.

O consumo de sopas quando preparadas de forma adequada e com os alimentos certos traz benefícios como a variedade de nutrientes importantes, facilidade na preparação, boa quantidade de fibras, fácil digestão e grande quantidade de água. Além de contribuir para evitar o desperdício de alimentos.

Para uma refeição mais leve, a sugestão são os cremes e caldos à base de tubérculos e hortaliças como creme de cenoura com gengibre e caldo de mandioquinha com espinafre. Para refeições mais completas, a opção é por sopas com mais proteínas como sopa de feijão, macarrão, carne, abóbora e chicória, por exemplo. 

 

Sugestão de prato

Caldo de Mandioquinha com espinafre

Ingredientes:

9 unidades de mandioquinha descascadas e picadas

1 maço de espinafre picado

1 cebola picadinha

3 dentes de alho amassados

1 colher (sopa) de óleo vegetal

Sal e salsinha a gosto

Como fazer: 

Refogue a cebola e o alho no óleo, acrescente as mandioquinhas, o sal e cubra com 1 litro de água, deixe no fogo até que a mandioquinha esteja cozida. Bata a mandioquinha com o caldo no liquidificador ou mexa vigorosamente. Volte para a panela e acrescente o espinafre bem picadinho, leve ao fogo por mais 5 minutos, finalize com a salsinha.

Dica: 

Sirva com mussarela ralada

 

acesse aqui a publicação original

 

Galeria de fotos